José, príncipe do Egito

 Lições da Bíblia1

“E Faraó disse mais a José: — Eis que eu o constituo autoridade sobre toda a terra do Egito” (Gn 41:41).

José era então o líder do Egito, e seus próprios irmãos se curvaram diante dele sem saber quem ele era (Gn 42). Os irmãos de José se humilharam quando ele os forçou a voltar com Benjamim (Gn 43) e, quando temeram que a segurança de Benjamim estivesse ameaçada (Gn 44), imploraram por graça diante daquele homem poderoso, a quem viam como “o próprio Faraó”. Quando José revelou sua identidade, entenderam que, apesar do que haviam feito, Deus reverteu tudo em bem.

Curiosamente, toda a seguinte sequência de eventos, que deveria ser sobre o sucesso de José, fala mais sobre o arrependimento de seus irmãos. Suas viagens de ida e volta, de José até o pai, e os obstáculos que encontraram fizeram com que se lembrassem de sua maldade para com José e Jacó; eles então perceberam sua iniquidade para com Deus. Os irmãos de José viveram toda essa experiência como um juízo divino. No entanto, a conclusão comovente, que levou todos às lágrimas e alegria, também continha uma mensagem de perdão para eles, apesar de seus atos injustificáveis de maldade.

Sábado, 11 de junho de 2022. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico

_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Gênesis. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 508, abr. maio jun. 2022. Adulto, Professor. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos