Locais na jornada

 Lições da Bíblia1

“Guia-me pelas veredas da justiça por amor do Seu nome” (Sl 23:3).

Imagine as “veredas da justiça” (Sl 23:3) estendendo-se ao longe. Você não consegue ver o fim, mas sabe que no final da jornada está o lar, a casa de Deus. Ao aproximar mais o olhar, você vê aonde os caminhos levam? É possível ver alguns lugares com clareza, mas outras partes estão totalmente obstruídas por obstáculos grandes ou perigosos. Algumas vezes, o caminho desaparece atrás de um cume. Algumas partes dele são fáceis de percorrer; outras são difíceis. Foi exatamente assim quando Israel viajou do Egito para a terra prometida.

3. Identifique, a partir do Salmo 23, os locais pelos quais Davi observou as ovelhas passando ao seguir as veredas da justiça e ao se dirigir à casa do Senhor.

Salmo 23 (ARA)2: “1 O Senhor é o meu pastor; nada me faltará. 2 Ele me faz repousar em pastos verdejantes. Leva-me para junto das águas de descanso; 3 refrigera-me a alma. Guia-me pelas veredas da justiça por amor do seu nome. 4 Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo; o teu bordão e o teu cajado me consolam. 5 Preparas-me uma mesa na presença dos meus adversários, unges-me a cabeça com óleo; o meu cálice transborda. 6 Bondade e misericórdia certamente me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na Casa do Senhor para todo o sempre.

Mas por que esses caminhos são chamados de “veredas da justiça” ou “caminhos retos”? Eis quatro razões importantes: são caminhos retos pois nos levam ao destino certo: a casa do Pastor; porque nos mantêm em harmonia com a pessoa certa: o próprio Pastor; porque nos treinam para sermos pessoas retas: como o Pastor; porque nos dão o testemunho certo – à medida que nos tornamos pessoas retas, damos glória ao Senhor. São caminhos “retos” ou “justos”, quer o caminho seja fácil ou difícil.

É importante perceber que, quando Deus nos guia, não é simplesmente uma questão de entregar um pacote ao seu destino. É muito mais do que orientação e proteção. Como os muitos exemplos em toda a Bíblia em que Deus guia Seu povo (seja conduzindo Abraão por Suas promessas ou Israel pela coluna de fogo e pela nuvem), quando Ele está guiando, trata-se sempre de treinar Seu povo na retidão.

Você está ciente de que a retidão é a prioridade do Pastor para sua vida? Como as provações podem fazer com que você reflita melhor o caráter de Cristo?

Segunda-feira, 27 de junho de 2022. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico

_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Provados pelo fogo. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 509, jul. ago. set. 2022. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos