Um Guia para a jornada: o Pastor

 Lições da Bíblia

“O SENHOR é o meu Pastor; nada me faltará” (SI 23:1).

Algumas crianças foram convidadas a fazer um desenho de Deus. Sem exceção, cada uma fez um desenho que continha coração em algum lugar. Quando questionadas sobre isso, declararam unanimemente que Deus é amor. Simples assim.

É fácil ter uma boa opinião sobre Deus e Seus propósitos quando tudo está bem. Mas, à medida que envelhecemos e a vida se torna mais difícil, com frequência nossa visão de Deus muda. Ele não muda, é claro (Hb 13:8; Tg 1:17), mas nós mudamos.

Por causa do estilo de vida pastoril das pessoas nos tempos do Antigo Testamento (AT), o Salmo 23 usa a imagem de um pastor para descrever a maneira pela qual Deus cuida de nós. Esse símbolo é usado tanto no AT quanto no Novo Testamento (NT). É uma imagem maravilhosa e imutável. Antes de irmos ao Salmo 23, examinemos como diferentes escritores da Bíblia entendiam a obra e o caráter do pastor.

1.        O que aprendemos sobre o Pastor nos versos a seguir?

Jr 23:3, 4 (ARA)2: “3 Eu mesmo recolherei o restante das minhas ovelhas, de todas as terras para onde as tiver afugentado, e as farei voltar aos seus apriscosserão fecundas e se multiplicarão. 4 Levantarei sobre elas pastores que as apascentem, e elas jamais temerão, nem se espantarão; nem uma delas faltará, diz o Senhor.

Ez 34:12 (ARA)2: “Como o pastor busca o seu rebanho, no dia em que encontra ovelhas dispersas, assim buscarei as minhas ovelhaslivrá-las-ei de todos os lugares para onde foram espalhadas no dia de nuvens e de escuridão.

Jo 10:14-16 (ARA)2: “14 Eu sou o bom pastor; conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem a mim, 15 assim como o Pai me conhece a mim, e eu conheço o Pai; e dou a minha vida pelas ovelhas. 16 Ainda tenho outras ovelhas, não deste aprisco; a mim me convém conduzi-las; elas ouvirão a minha voz; então, haverá um rebanho e um pastor.

1Pe 2:25 (ARA)2: “Porque estáveis desgarrados como ovelhas; agora, porém, vos convertestes ao Pastor e Bispo da vossa alma.”

1.        Leia o Salmo 23. O que o Pastor faz para cuidar de Suas ovelhas?

Sl 23:3 (ARA)2: “refrigera-me a almaGuia-me pelas veredas da justiça por amor do seu nome.

Sl 23:4 (ARA)2: “Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo; o teu bordão e o teu cajado me consolam.”

Sl 23:5 (ARA)2: “Preparas-me uma mesa na presença dos meus adversários, unges-me a cabeça com óleoo meu cálice transborda.

Sl 23:6 (ARA)2: “Bondade e misericórdia certamente me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na Casa do Senhor para todo o sempre.

O que significa saber que existe Alguém cuidando de você? Como usar essa ilustração para encorajar alguém cuja imagem de Deus foi obscurecida por suas próprias lutas?

Domingo, 26 de junho de 2022. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico

_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Provados pelo fogo. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 509, jul. ago. set. 2022. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos