Calor extremo

 Lições da Bíblia1

Até este ponto, neste trimestre, vimos exemplos de crisóis usados por Deus para nos tornar puros e semelhantes a Cristo. No entanto, a partir desses exemplos, alguns podem dizer: “Sabemos que Deus quer nosso bem, mas esses exemplos não revelam muito cuidado e amor. Em vez disso, Ele parece um algoz, pois tem um propósito que nos causa situações difíceis, e não há nada que possamos fazer a respeito disso.”

Enquanto vivermos nesta Terra cheia de pecados, entenderemos apenas um pouco do porquê de algumas coisas. No Céu compreenderemos plenamente (1Co 4:5; 13:12), mas, por ora, teremos que viver com a tensão de acreditar que Deus está presente e cuida de nós, mesmo que a situação não seja favorável.

Leia Isaías 43:1-7. Deus disse que Seu povo passaria pelas águas e pelo fogo (v. 2). Isso simboliza perigos extremos, mas talvez aludisse à travessia do Mar Vermelho e do Jordão, que foram momentos difíceis, mas que pavimentaram o caminho para uma vida nova. Talvez você esperasse que Deus dissesse que protegeria Seu povo dos perigos, que o guiaria por um caminho mais fácil. Contudo, como sugere a atitude do pastor no Salmo 23, Deus nos diz que, nos tempos difíceis, o Seu povo não precisa temer, pois o Senhor está com ele.

6. Volte a Isaías 43:1-7. Anote as diferentes maneiras pelas quais o Senhor assegurou a Seu povo conforto nos momentos de água e de fogo. Que imagem de Deus isso traz à sua mente? Que promessas você pode reivindicar para si?

Isaías 43:1-7 (ARA)2: “1 Mas agora, assim diz o Senhor, que te criou, ó Jacó, e que te formou, ó Israel: Não temas, porque eu te remi; chamei-te pelo teu nome, tu és meu. 2 Quando passares pelas águas, eu serei contigo; quando, pelos rios, eles não te submergirãoquando passares pelo fogo, não te queimarásnem a chama arderá em ti. 3 Porque eu sou o Senhor, teu Deus, o Santo de Israel, o teu Salvador; dei o Egito por teu resgate e a Etiópia e Sebá, por ti. 4 Visto que foste precioso aos meus olhos, digno de honra, e eu te amei, darei homens por ti e os povos, pela tua vida. 5 Não temas, pois, porque sou contigo; trarei a tua descendência desde o Oriente e a ajuntarei desde o Ocidente. 6 Direi ao Norte: entrega! E ao Sul: não retenhas! Trazei meus filhos de longe e minhas filhas, das extremidades da terra, 7 a todos os que são chamados pelo meu nome, e os que criei para minha glória, e que formei, e fiz.”

Deus prometeu que estaria com eles em todos os momentos; a imagem de um Pai amoroso que cuida dos filhos; promessas de cuidado, proteção e bênção.

Podemos resumir de três maneiras o que aprendemos sobre os crisóis de Deus. Primeiro, o calor extremo não tem o objetivo de nos destruir, mas destruir o pecado. Segundo, o calor não é para nos tornar miseráveis, mas para nos tornar puros, como fomos criados para ser. Terceiro, o cuidado de Deus por nós em todos os momentos é constante e terno – Ele jamais nos deixará sozinhos, não importa o que aconteça.

7. O que a Bíblia ensina sobre as ações e o caráter de Deus? Como você experimenta essa realidade? Sl 103:13, 14; Mt 28:20; 1Co 10:13; 1Pe 1:7

Sl 103:13, 14 (ARA)2: “13 Como um pai se compadece de seus filhos, assim o Senhor se compadece dos que o temem. 14 Pois ele conhece a nossa estrutura e sabe que somos pó.

Mt 28:20 (ARA)2: “ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século.

1Co 10:13 (ARA)2: “Não vos sobreveio tentação que não fosse humana; mas Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados além das vossas forças; pelo contrário, juntamente com a tentação, vos proverá livramento, de sorte que a possais suportar.”

1Pe 1:7 (ARA)2: “para que, uma vez confirmado o valor da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro perecível, mesmo apurado por fogo, redunde em louvor, glória e honra na revelação de Jesus Cristo;

Quinta-feira, 28 de julho de 2022. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico

_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Provados pelo fogo. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 509, jul. ago. set. 2022. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos