Quem nosso Pai é

 Lições da Bíblia1

Oswald Chambers escreveu: “Você tem perguntado a Deus o que Ele fará? Ele nunca vai dizer. Deus não lhe diz o que Ele vai fazer; Ele lhe revela quem Ele é” (My Utmost for His Highest [Uhrichsville, OH: Barbour & Company, Inc., 1963], 2 de janeiro).

3. O que Chambers quis dizer com as palavras acima?

O livro de Jó começa com uma grande tragédia pessoal. Ele perdeu tudo, exceto sua vida e sua esposa, e ela sugeriu que ele amaldiçoasse a Deus e morresse (Jó 2:9). O que se seguiu foi uma discussão em que seus amigos tentavam descobrir por que tudo aquilo havia acontecido. Enquanto isso, Deus permanecia em silêncio.

Então, em Jó 38, Deus falou: “Quem é este que obscurece os Meus planos com palavras sem conhecimento?” (Jó 38:2). Deus fez a Jó cerca de 60 perguntas de “cair o queixo”. Abra sua Bíblia e examine-as em Jó 38 e 39. Após a última pergunta, Jó respondeu: “Sou indigno. Que Te responderia eu? Ponho a mão sobre a minha boca. Uma vez falei, e não direi mais nada” (Jó 40:4, 5). Em seguida, Deus fez outro conjunto de “grandes” perguntas em sucessão.

4. Leia a resposta final do patriarca em Jó 42:1-6. O que Deus estava tentando dizer a Jó e qual foi o efeito sobre ele?

Jó 42:1-6 (ARA)2: “1 Então, respondeu Jó ao Senhor: 2 Bem sei que tudo podes, e nenhum dos teus planos pode ser frustrado. 3 Quem é aquele, como disseste, que sem conhecimento encobre o conselho? Na verdade, falei do que não entendia; coisas maravilhosas demais para mim, coisas que eu não conhecia. 4 Escuta-me, pois, havias dito, e eu falarei; eu te perguntarei, e tu me ensinarás. 5 Eu te conhecia só de ouvir, mas agora os meus olhos te veem. 6 Por isso, me abomino e me arrependo no pó e na cinza.

Deus não respondeu às questões dos amigos de Jó, mas pintou um quadro de Sua grandeza, revelada nas surpreendentes obras da criação. Depois, Jó não precisou de respostas. A necessidade de explicações foi obscurecida pela magnificência divina.

Essa história revela um paradoxo fascinante. Esperança e encorajamento podem brotar da consciência de que sabemos bem pouco. Instintivamente, tentamos encontrar conforto buscando saber sobre tudo e, por isso, ficamos desanimados quando não temos respostas. Mas às vezes Deus ressalta nossa ignorância para que possamos perceber que a esperança humana só encontra segurança em um Ser muito maior.

Há acontecimentos que você não consegue entender? Concentre-se no caráter de Deus. Isso pode lhe dar a esperança para perseverar em meio ao que é incompreensível?

Segunda-feira, 08 de agosto de 2022. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico

_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Provados pelo fogo. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 509, jul. ago. set. 2022. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos