Aprendendo a ter prazer no Senhor

 Lições da Bíblia1

“Agrade-se do Senhor, e Ele satisfará os desejos do seu coração” (Sl 37:4). Que promessa maravilhosa! Imagine conseguir o que você sempre quis! No entanto, obter os desejos do nosso coração depende de termos um coração que se agrada do Senhor. E o que significa “agradar-se do Senhor”?

Leia o Salmo 37:1-11. 1 Não te indignes por causa dos malfeitores, nem tenhas inveja dos que praticam a iniquidade. 2 Pois eles dentro em breve definharão como a relva e murcharão como a erva verde. 3 Confia no Senhor e faze o bem; habita na terra e alimenta-te da verdade. 4 Agrada-te do Senhor, e ele satisfará os desejos do teu coração. 5 Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e o mais ele fará. 6 Fará sobressair a tua justiça como a luz e o teu direito, como o sol ao meio-dia. 7 Descansa no Senhor e espera nele, não te irrites por causa do homem que prospera em seu caminho, por causa do que leva a cabo os seus maus desígnios. 8 Deixa a ira, abandona o furor; não te impacientes; certamente, isso acabará mal. 9 Porque os malfeitores serão exterminados, mas os que esperam no Senhor possuirão a terra. 10 Mais um pouco de tempo, e já não existirá o ímpio; procurarás o seu lugar e não o acharás. 11 Mas os mansos herdarão a terra e se deleitarão na abundância de paz.”

O contexto do Salmo 37:4 talvez seja surpreendente. Davi escrevia sobre estar cercado por pessoas que trabalhavam contra Deus e contra ele. Quando pessoas trabalham contra nós, nossa reação natural geralmente é ficarmos irados ou tentarmos nos justificar. Mas Davi aconselhou a fazer algo diferente.

9. Qual é o conselho de Davi ao povo de Deus nessa situação?

Sl 37: 1 (ARA)2: “Não te indignes por causa dos malfeitores, nem tenhas inveja dos que praticam a iniquidade.

Sl 37: 5 (ARA)2: “Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e o mais ele fará.

Sl 37: 7 (ARA)2: “Descansa no Senhor e espera nele, não te irrites por causa do homem que prospera em seu caminho, por causa do que leva a cabo os seus maus desígnios.

Sl 37: 8 (ARA)2: “Deixa a ira, abandona o furor; não te impacientes; certamente, isso acabará mal.

10. No contexto do Salmo 37:4, o que significa “agradar-se do Senhor”?

Salmo 37:4 (ARA)2: “Agrada-te do Senhore ele satisfará os desejos do teu coração.

Ser justo mesmo que muitos prosperem por meio da injustiça.

Davi estava repetindo, de maneiras diferentes, um princípio: “Confie no Senhor”. Confie Nele para agir. Não fique chateado, pois o Senhor é o seu Deus, e Ele está trabalhando por você. Não há necessidade de entrar em ação e tentar resolver tudo sozinho. Seu Pai no Céu está no comando. Confie Nele completamente!

É nesse contexto que Davi escreveu sobre agradar-se do Senhor. Ter prazer em Deus significa viver em um estado de perfeita confiança. Nada pode perturbar nossa paz, porque Ele está trabalhando por nós. Podemos louvá-Lo, podemos até sorrir, porque ninguém pode enganar nosso Deus! Quando aprendermos a fazer isso, realmente teremos o que nosso coração anseia, porque receberemos o que nosso amoroso Pai deseja nos dar, no momento que mais beneficie a nós e a Seu reino.

Como aprender a “agradar-se do Senhor”? Passe um tempo em oração, buscando a orientação divina sobre como isso pode ser uma realidade em sua vida.

Quinta-feira, 08 de setembro de 2022. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico

_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Provados pelo fogo. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 509, jul. ago. set. 2022. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos