No tempo de Deus

 Lições da Bíblia1

3. Leia Romanos 5:6 e Gálatas 4:4. O que essas passagens nos dizem sobre o tempo de Deus?

Romanos 5:6 (ARA)2: “Porque Cristo, quando nós ainda éramos fracos, morreu a seu tempo pelos ímpios.”

Gálatas 4:4 (ARA)2: “vindo, porém, a plenitude do tempoDeus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei,”

Nesses versos, Paulo nos diz que Jesus veio para morrer por nós no tempo certo, mas não nos diz por que aquele foi o tempo certo. É muito fácil ler esses versos e se perguntar: Por que Jesus esperou milhares de anos até vir à Terra para lidar com o pecado? O Universo não havia entendido que o pecado era uma coisa muito ruim bem antes disso? Podemos perguntar por que Jesus está esperando para voltar. E, também, por que o Senhor está esperando tanto para responder à nossa oração?

4. Pense na profecia das 70 semanas de Daniel 9:24-27, que aponta para Jesus como o Messias (revise-a se precisar). Quanto tempo durou esse período? O que isso quer dizer sobre aprender a esperar pelas coisas no tempo de Deus?

Daniel 9:24-27 (ARA)2: “24 Setenta semanas estão determinadas sobre o teu povo e sobre a tua santa cidade, para fazer cessar a transgressão, para dar fim aos pecados, para expiar a iniquidade, para trazer a justiça eterna, para selar a visão e a profecia e para ungir o Santo dos Santos. 25 Sabe e entende: desde a saída da ordem para restaurar e para edificar Jerusalém, até ao Ungido, ao Príncipe, sete semanas e sessenta e duas semanas; as praças e as circunvalações se reedificarão, mas em tempos angustiosos. 26 Depois das sessenta e duas semanas, será morto o Ungido e já não estará; e o povo de um príncipe que há de vir destruirá a cidade e o santuário, e o seu fim será num dilúvio, e até ao fim haverá guerra; desolações são determinadas. 27 Ele fará firme aliança com muitos, por uma semana; na metade da semana, fará cessar o sacrifício e a oferta de manjares; sobre a asa das abominações virá o assolador, até que a destruição, que está determinada, se derrame sobre ele.

4. 490 anos. Esperar pelo tempo de Deus exercita nossa fé.

Existem muitas razões espirituais importantes pelas quais teremos períodos de espera. Primeira, a espera pode redirecionar nossa atenção para longe das “coisas” e de volta para o próprio Deus. Segunda razão, a espera nos permite desenvolver uma imagem mais clara de nossos próprios motivos e desejos. Terceira, a espera gera perseverança – vigor espiritual. Quarta, ela abre a porta para o desenvolvimento de forças espirituais, como fé e confiança. Quinta, permite que Deus coloque outras peças no “quebra-cabeça” do cenário completo. Sexta, podemos nunca saber o motivo pelo qual temos que esperar. Portanto, aprendemos a viver pela fé. Você consegue pensar em algum outro motivo para esperar?

Que exemplos encontramos na Bíblia de quando Deus fez coisas em Seu próprio tempo e que podem nos ensinar a crer que Ele também fará por nós o que é certo e em Seu próprio tempo? (Pense, por exemplo, em Abraão e Sara e na promessa de um filho). Pergunte-se: “Estou fazendo algo que esteja atrasando a resposta a uma oração que poderia ter sido respondida há muito tempo?”

Segunda-feira, 05 de setembro de 2022. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico

_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Provados pelo fogo. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 509, jul. ago. set. 2022. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos