Nossa Rocha e Refúgio

 Lições da Bíblia1

Em geral, as pessoas mais orgulhosas, arrogantes e agressivas são aquelas que sofrem de baixa autoestima. Sua arrogância, orgulho e total falta de mansidão ou humildade existem como um disfarce, talvez até inconsciente, para algo que lhes falta por dentro. O que precisam é o mesmo de que todos nós precisamos: senso de segurança, de dignidade, de aceitação, especialmente em tempos de angústia e sofrimento. Podemos encontrar isso somente por meio do Senhor. Em suma, mansidão e humildade, longe de ser atributos de fraqueza, costumam ser a manifestação mais poderosa de uma alma firmemente alicerçada na Rocha.

8. Leia o Salmo 62:1-8. Qual parece ser o pano de fundo desses versos? Que princípios espirituais podemos aprender com o que Davi disse? Como podemos aplicar esses princípios em nossa vida?

Salmo 62:1-8 (ARA)2: 1 Somente em Deus, ó minha alma, espera silenciosa; dele vem a minha salvação. 2 Só ele é a minha rocha, e a minha salvação, e o meu alto refúgio; não serei muito abalado. 3 Até quando acometereis vós a um homem, todos vós, para o derribardes, como se fosse uma parede pendida ou um muro prestes a cair? 4 Só pensam em derribá-lo da sua dignidade; na mentira se comprazem; de boca bendizem, porém no interior maldizem. 5 Somente em Deus, ó minha alma, espera silenciosa, porque dele vem a minha esperança. 6 Só ele é a minha rocha, e a minha salvação, e o meu alto refúgio; não serei jamais abalado. 7 De Deus dependem a minha salvação e a minha glória; estão em Deus a minha forte rocha e o meu refúgio. 8 Confiai nele, ó povo, em todo tempo; derramai perante ele o vosso coraçãoDeus é o nosso refúgio.”

A perseguição que Davi sofreu. Devemos aprender a depender de Deus e a confiar Nele. Ele é nossa Rocha e Refúgio.

“Sem causa, homens se tornarão nossos inimigos. Os motivos do povo de Deus serão mal interpretados, não somente pelo mundo, mas por seus próprios irmãos. Os servos do Senhor serão colocados em situações difíceis. Será criada uma tempestade num copo de água para justificar a atitude egoísta e a injustiça dos homens […]. Por meio de falsas acusações, esses homens serão vestidos com as escuras vestes da desonestidade, pois circunstâncias além de seu controle tornaram complicada sua obra. Serão apontados como homens que não merecem confiança. E isso será feito pelos membros da igreja. Os servos de Deus devem armar-se com a justiça de Cristo. Não devem esperar que irão escapar do insulto e da injustiça. Serão chamados exagerados e fanáticos. Mas que não desani- mem. A mão de Deus está na direção de Sua providência, guiando Sua obra para a glória do Seu nome” (Ellen G. White, O Cuidado de Deus, [MM/1995, 15 de outubro] p. 295).

É você imune às repreensões e críticas? Provavelmente não muito, certo? Como você pode se apegar ao Senhor e ancorar seu senso de valor próprio Naquele que o ama tanto que morreu por seus pecados e, assim, proteger-se contra o desprezo dos outros?

Quinta-feira, 01 de setembro de 2022. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico

_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Provados pelo fogo. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 509, jul. ago. set. 2022. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos