Submissão para o serviço

 Lições da Bíblia1

1. Leia Filipenses 2:5-9. Que mensagem importante há para nós nesses versos?

Filipenses 2:5-9 (ARA)2: “5 Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, 6 pois ele, subsistindo em forma de Deus, não julgou como usurpação o ser igual a Deus; 7 antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana, 8 a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz. 9 Pelo que também Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo nome,

A cultura contemporânea nos exorta a exigir e fazer valer os nossos direitos. Isso é bom e em geral é o que deve ser feito. Contudo, como aconteceu com Jesus, a vontade de Deus pode nos pedir que abramos mão de nossos direitos livremente a fim de servir ao Pai de maneiras que terão um impacto eterno para o reino de Deus. Esse processo de renúncia pode ser difícil e desconfortável, criando as condições de um crisol.

Em Filipenses 2:5-8, vemos como Jesus fez isso. Paulo descreveu três passos que o Senhor deu ao Se submeter à vontade do Pai. Logo no início, o apóstolo nos exortou de modo solene: “Tenham entre vocês o mesmo modo de pensar de Cristo Jesus” (Fp 2:5).

Para estar em posição de nos salvar, Jesus desistiu de Sua igualdade com o Pai e Se mudou para a Terra na forma e nas limitações de um ser humano (Fp 2:6, 7).

Ele não veio como alguém grande e glorioso, mas como Servo de outros seres humanos (Fp 2:7).

Como Servo, não teve uma vida longa e pacífica, e foi “obediente até a morte”. Ele nem mesmo morreu de maneira nobre e gloriosa. Não, Ele foi “obediente até a morte, e morte de cruz” (Fp 2:8).

2. Em quais aspectos esse exemplo de Jesus é um modelo para nós? Se os direitos e a igualdade são bons e devem ser protegidos, como você explicaria a lógica de às vezes precisar desistir deles? Leia Filipenses 2:9. De que forma esse verso nos ajuda a entender a lógica da submissão à vontade do Pai?

Filipenses 2:9 (ARA)2: “Pelo que também Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo nome,”

Ore pedindo sabedoria do Espírito Santo, e pergunte a si mesmo: “A quais direitos estou me apegando agora que podem impedir minha submissão à vontade de Jesus em servir minha família, minha igreja e as pessoas ao meu redor? Até que ponto estou disposto a suportar o desconforto para servir aos outros de maneira mais eficaz?”

Domingo, 11 de setembro de 2022. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico

_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Provados pelo fogo. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 509, jul. ago. set. 2022. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos