Substitutos

 Lições da Bíblia1

A submissão à vontade de Deus é enfraquecida quando confiamos em nossa própria força. Também é possível confiar em substitutos de Deus. Algumas pessoas, quando se sentem deprimidas, compram algo que as faça felizes. Outras, quando se sentem inadequadas, buscam a fama. Algumas, quando têm dificuldades com o cônjuge, procuram outra pessoa para lhes dar intimidade e emoção.

Pode ser que essas coisas aliviem a pressão, mas não resolvem necessariamente o problema, nem nos ensinam a lidar melhor com a situação da próxima vez que surgir uma crise. Somente a ajuda sobrenatural de Deus pode fazer isso. O problema é que muitas vezes dependemos de substitutos de Deus, e não do próprio Deus.

Veja três substitutos que podemos usar no lugar de Deus:

Usar a lógica humana ou experiência passada quando precisamos de uma nova revelação divina.

Bloquear os problemas de nossa mente quando precisamos de soluções divinas.

Fugir da realidade e evitar Deus quando precisamos da comunhão com Ele para obter poder divino.

Zacarias nos ajuda a focalizar o que é importante quando somos tentados a usar substitutos. Depois de muitos anos longe, os exilados voltaram de Babilônia e começaram a reconstruir o templo. Mas havia uma oposição incrível (Esdras 4–6). Zacarias foi a Zorobabel, líder da obra, com uma mensagem de encorajamento.

5. O que Deus quis dizer em Zacarias 4:6? A conclusão de um projeto de construção pode ser afetada pelo Espírito Santo? O que isso nos ensina sobre a relação entre o Espírito Santo e o que fazemos rotineiramente?

Zacarias 4:6 (ARA)2: “Prosseguiu ele e me disse: Esta é a palavra do Senhor a Zorobabel: Não por força nem por poder, mas pelo meu Espírito, diz o Senhor dos Exércitos.

Que o Espírito de Deus estaria com Zorobabel para que a obra fosse concluída. O Espírito do Senhor estar conosco em nossos projetos e atividades do dia a dia.

Deus não evitou a oposição à construção do templo nem poupou Zorobabel do estresse de lidar com isso. O Senhor nem sempre nos protegerá da oposição. Mas, quando ela surgir, Deus pode usá-la como crisol a fim de nos ensinar a depender Dele. Quando o estresse chega, qual é a sua reação? Comer? Ver TV? Orar? Submeter-se a Deus? O que sua resposta diz sobre aquilo que você precisa aprender ou mudar?

Quinta-feira, 15 de setembro de 2022. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico

_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Provados pelo fogo. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 509, jul. ago. set. 2022. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos