Entendendo a natureza humana

 Lições da Bíblia1

“Então o Senhor Deus formou o homem do pó da terra e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida, e o homem se tornou um ser vivente” (Gn 2:7)

A tensão entre a palavra de Deus, “Você certamente morrerá” (Gn 2:16, 17), e a falsa promessa de Satanás, “É certo que vocês não morrerão” (Gn 3:4), não estava restrita ao Jardim do Éden. Ela tem ecoado ao longo da história.

Muitas pessoas tentam harmonizar as palavras de Satanás com as palavras de Deus. Para elas, a advertência: “Você certamente morrerá” se refere apenas ao corpo físico perecível, enquanto a promessa: “É certo que vocês não morrerão” é uma alusão a uma alma ou espírito imortal.

Mas essa abordagem não funciona. Por exemplo, palavras contraditórias de Deus e de Satanás podem ser harmonizadas? Existe uma alma ou espírito imaterial que sobreviva conscientemente à morte física? Existem muitas tentativas filosóficas e até científicas para responder a essas perguntas. Mas, como cristãos que se fundamentam na Bíblia, devemos reconhecer que somente o Deus todo-poderoso, Aquele que nos criou, também nos conhece perfeitamente (veja o Sl 139). Assim, somente em Sua Palavra para nós, as Escrituras, podemos encontrar respostas para essas perguntas cruciais.

Nesta semana vamos considerar como o AT define a natureza humana e a condição dos seres humanos na morte.

Sábado, 08 de outubro de 2022. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico

_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Vida, morte e eternidade. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 510, out. nov. dez. 2022. Adulto, Professor. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos