Um ser vivente

 Lições da Bíblia1

1. Leia Gênesis 1:24-27 e 2:7, 19. Que semelhanças e diferenças existem entre a maneira pela qual Deus criou os animais e a humanidade? O que Gênesis 2:7 nos diz sobre a natureza humana?

Gênesis 1:24-27 (ARA)2: “24 Disse também Deus: Produza a terra seres viventes, conforme a sua espécie: animais domésticos, répteis e animais selváticos, segundo a sua espécie. E assim se fez. 25 E fez Deus os animais selváticos, segundo a sua espécie, e os animais domésticos, conforme a sua espécie, e todos os répteis da terra, conforme a sua espécie. E viu Deus que isso era bom. 26 Também disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; tenha ele domínio sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos, sobre toda a terra e sobre todos os répteis que rastejam pela terra. 27 Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.

Gênesis 2:7, 19 (ARA)2: “7 Então, formou o Senhor Deus ao homem do pó da terra e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida, e o homem passou a ser alma vivente. […] 19 Havendo, pois, o Senhor Deus formado da terra todos os animais do campo e todas as aves dos céus, trouxe-os ao homem, para ver como este lhes chamaria; e o nome que o homem desse a todos os seres viventes, esse seria o nome deles.

No sexto dia, Deus deu vida aos animais terrestres e aos primeiros seres humanos, um casal (Gn 1:24-27). Ele “formou da terra todos os animais do campo e todas as aves do céu” (Gn 2:19, NVI) e “formou o homem do pó da terra” (Gn 2:7).

Embora tanto os animais quanto o ser humano tenham sido formados “da terra”, a formação do homem foi distinta da formação dos animais sob dois aspectos principais: primeiro, Deus moldou o homem fisicamente e então “lhe soprou nas narinas o fôlego de vida, e o homem se tornou um ser vivente” (Gn 2:7). O homem era uma entidade física antes de se tornar um ser vivo. Segundo, Deus criou a humanidade como homem e mulher à própria imagem e semelhança da Divindade (Gn 1:26, 27).

Gênesis 2:7 explica que a introdução do “sopro da vida” no corpo físico de Adão o transformou em “um ser vivente” (Heb. Nephesh chayyah) ou literalmente “alma vivente” (ARA). Isso significa que cada um de nós não tem uma alma que possa existir separada do corpo. Ao contrário, cada um é um ser vivente ou uma alma vivente. A afirmação de que essa “alma” seja uma entidade consciente que possa existir separada do corpo humano é ideia pagã, não bíblica. Compreender a verdadeira natureza da humanidade nos previne de aceitar a noção popular de uma alma imaterial e todos os erros perigosos construídos sobre essa crença.

Não há existência consciente de nenhuma parte do ser humano separada da pessoa como um todo. Deus nos criou de uma forma assombrosa e maravilhosa, e não devemos especular além do que as Escrituras de fato dizem sobre esse assunto. Não apenas a própria natureza da vida é um mistério (os cientistas ainda não chegaram a um acordo quanto ao que significa algo estar vivo), ainda mais misteriosa é a natureza da consciência. Como o tecido material de pouco mais de um quilo (células e compostos químicos), o cérebro, mantém e cria coisas imateriais como pensamentos e emoções? Aqueles que estudam essa ideia admitem que na realidade não sabemos.

Você é grato pelo milagre da vida e pelo milagre maior, a vida eterna?

Domingo, 09 de outubro de 2022. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico

_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Vida, morte e eternidade. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 510, out. nov. dez. 2022. Adulto, Professor. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos