A esperança do Novo Testamento

 Lições da Bíblia1

“O testemunho é este: que Deus nos deu a vida eterna, e esta vida está no Seu Filho. Quem tem o Filho tem a vida; quem não tem o Filho de Deus não tem a vida” (1Jo 5: 11, 12).

Embora escrevessem em grego, todos os escritores do NT (com exceção de Lucas) eram judeus e, é claro, abordavam a natureza do ser humano a partir da perspectiva hebraica integral, e não de acordo com a visão grega pagã.

Assim, para Cristo e os apóstolos, a esperança cristã não era nova, mas o desdobramento da antiga esperança alimentada pelos patriarcas e profetas. Por exemplo, Cristo mencionou que Abraão previu o Seu dia e se alegrou (Jo 8:56). Judas afirmou que Enoque profetizou sobre a segunda vinda de Jesus (Jd 14, 15). O livro de Hebreus fala que os heróis da fé esperavam uma recompensa celestial que não receberiam até que recebêssemos a nossa (Hb 11:39, 40). Essa declaração não teria sentido se a alma deles já estivesse com o Senhor no Céu.

Ao enfatizar que somente aqueles que estão em Cristo têm a vida eterna (1Jo 5:11, 12), João refutava a teoria da imortalidade natural da alma. Verdadeiramente, não há vida eterna à parte de um relacionamento salvífico com Cristo. Portanto, a esperança do NT é centralizada em Cristo, sendo a única esperança de que esta existência mortal um dia se tornará imortal.

Sábado, 12 de novembro de 2022. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico

_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Vida, morte e eternidade. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 510, out. nov. dez. 2022. Adulto, Professor. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos