Partir e estar com Cristo

 Lições da Bíblia1

3. Leia Filipenses 1:21-24 e 1 Tessalonicenses 4:13-18. Quando Paulo esperava estar “com Cristo” (Fp 1:23) e “com o Senhor” (1Ts 4:17)?

Filipenses 1:21-24 (ARA)2: “21 Porquanto, para mim, o viver é Cristo, e o morrer é lucro. 22 Entretanto, se o viver na carne traz fruto para o meu trabalho, já não sei o que hei de escolher. 23 Ora, de um e outro lado, estou constrangido, tendo o desejo de partir e estar com Cristo, o que é incomparavelmente melhor. 24 Mas, por vossa causa, é mais necessário permanecer na carne.”

1 Tessalonicenses 4:13-18 (ARA)2: “13 Não queremos, porém, irmãos, que sejais ignorantes com respeito aos que dormem, para não vos entristecerdes como os demais, que não têm esperança. 14 Pois, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também Deus, mediante Jesus, trará, em sua companhia, os que dormem. 15 Ora, ainda vos declaramos, por palavra do Senhor, isto: nós, os vivos, os que ficarmos até à vinda do Senhor, de modo algum precederemos os que dormem. 16 Porquanto o Senhor mesmo, dada a sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo, e ressoada a trombeta de Deus, descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro; 17 depois, nós, os vivos, os que ficarmos, seremos arrebatados juntamente com eles, entre nuvens, para o encontro do Senhor nos ares, e, assim, estaremos para sempre com o Senhor. 18 Consolai-vos, pois, uns aos outros com estas palavras.”

Paulo era movido pela paixão de viver “em Cristo” no presente (2Co 5:17) e “com Cristo” após a Sua volta (1Ts 4:17). Para ele, nem a morte abalaria a certeza de pertencer ao Salvador. Como o apóstolo disse, “nem a morte nem a vida” poderá “nos separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor” (Rm 8:38, 39). “Porque, se vivemos, é para o Senhor que vivemos; se morremos, é para o Senhor que morremos. Quer, pois, vivamos ou morramos, somos do Senhor” (Rm 14:8).

Com essa certeza em mente, Paulo falou a respeito dos crentes que já haviam morrido como os “que em Jesus dormem” (1Ts 4:14, ARC) e que serão ressuscitados na segunda vinda de Cristo para receber a vida eterna (1Co 15:16-18; 1Ts 4:13-18).

Quando Paulo mencionou seu “desejo de partir e estar com Cristo” (Fp 1:23), sugeriu que após a morte sua alma partiria para viver conscientemente com o Senhor? De jeito nenhum! Nesse texto, “Paulo verbaliza seu desejo de deixar esta presente existência conturbada e estar com Cristo, sem fazer referência a nenhum lapso de tempo que possa ocorrer entre os dois eventos. Esse verso não ensina que Paulo esperava ir para o Céu ao morrer. Ele deixou bem claro que não receberia sua recompensa até a segunda vinda (2Tm 4:8). Aqui, o apóstolo declara que a primeira coisa que veria após sua partida (morte) seria a vinda de Cristo nas nuvens do céu para ressuscitar os mortos e, a partir de então, estaria ‘para sempre com o Senhor’ (1Ts 4:17). Também se deve notar que os autores bíblicos, às vezes, referem-se a dois eventos juntos, os quais podem estar separados por um longo tempo” (Bíblia de Estudo Andrews, p. 1545, nota de Fp 1:23).

Mas por que Paulo preferiria morrer a viver? Porque então ele poderia finalmente descansar de todos os seus problemas, sem mais ter que sofrer dores no corpo (Ap 21:4). E faria isso com a plena certeza de que receberia “a coroa da justiça” na segunda vinda (2Tm 4:6-8). Embora Paulo certamente não quisesse morrer, sabia o que aconteceria quando morresse.

Em tempos difíceis, quem não imaginou que seria bom fechar os olhos na morte e, depois, “estar com Cristo”? Isso nos ajuda a entender o que Paulo disse em Filipenses?

Terça-feira, 22 de novembro de 2022. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico

_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Vida, morte e eternidade. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 510, out. nov. dez. 2022. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos