Testemunhas do Cristo ressurreto

 Lições da Bíblia1

4. Leia João 20:11-29 e 1 Coríntios 15:5-8. Como os discípulos reagiram quando encontraram pela primeira vez o Cristo ressurreto?

João 20:11-29 (ARA)2: “11 Maria, entretanto, permanecia junto à entrada do túmulo, chorando. Enquanto chorava, abaixou-se, e olhou para dentro do túmulo, 12 e viu dois anjos vestidos de branco, sentados onde o corpo de Jesus fora posto, um à cabeceira e outro aos pés. 13 Então, eles lhe perguntaram: Mulher, por que choras? Ela lhes respondeu: Porque levaram o meu Senhor, e não sei onde o puseram. 14 Tendo dito isto, voltou-se para trás e viu Jesus em pé, mas não reconheceu que era Jesus15 Perguntou-lhe Jesus: Mulher, por que choras? A quem procuras? Ela, supondo ser ele o jardineiro, respondeu: Senhor, se tu o tiraste, dize-me onde o puseste, e eu o levarei. 16 Disse-lhe Jesus: Maria! Ela, voltando-se, lhe disse, em hebraico: Raboni (que quer dizer Mestre)! 17 Recomendou-lhe Jesus: Não me detenhas; porque ainda não subi para meu Pai, mas vai ter com os meus irmãos e dize-lhes: Subo para meu Pai e vosso Pai, para meu Deus e vosso Deus. 18 Então, saiu Maria Madalena anunciando aos discípulos: Vi o Senhor! E contava que ele lhe dissera estas coisas. 19 Ao cair da tarde daquele dia, o primeiro da semana, trancadas as portas da casa onde estavam os discípulos com medo dos judeus, veio Jesus, pôs-se no meio e disse-lhes: Paz seja convosco! 20 E, dizendo isto, lhes mostrou as mãos e o lado. Alegraram-se, portanto, os discípulos ao verem o Senhor. 21 Disse-lhes, pois, Jesus outra vez: Paz seja convosco! Assim como o Pai me enviou, eu também vos envio. 22 E, havendo dito isto, soprou sobre eles e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo. 23 Se de alguns perdoardes os pecados, são-lhes perdoados; se lhos retiverdes, são retidos. 24 Ora, Tomé, um dos doze, chamado Dídimo, não estava com eles quando veio Jesus. 25 Disseram-lhe, então, os outros discípulos: Vimos o Senhor. Mas ele respondeu: Se eu não vir nas suas mãos o sinal dos cravos, e ali não puser o dedo, e não puser a mão no seu lado, de modo algum acreditarei. 26 Passados oito dias, estavam outra vez ali reunidos os seus discípulos, e Tomé, com eles. Estando as portas trancadas, veio Jesus, pôs-se no meio e disse-lhes: Paz seja convosco! 27 E logo disse a Tomé: Põe aqui o dedo e vê as minhas mãos; chega também a mão e põe-na no meu lado; não sejas incrédulo, mas crente. 28 Respondeu-lhe Tomé: Senhor meu e Deus meu! 29 Disse-lhe Jesus: Porque me viste, creste? Bem-aventurados os que não viram e creram.

1 Coríntios 15:5-8 (ARA)2: “5 E apareceu a Cefas e, depois, aos doze. 6 Depois, foi visto por mais de quinhentos irmãos de uma só vez, dos quais a maioria sobrevive até agora; porém alguns já dormem. 7 Depois, foi visto por Tiago, mais tarde, por todos os apóstolos e, afinal, depois de todos, foi visto também por mim, como por um nascido fora de tempo.”

Os dois anjos no túmulo vazio disseram a Maria Madalena e a algumas outras mulheres que Jesus havia ressuscitado (Mt 28:1, 5-7; Mc 16:1-7; Lc 23:55; 24:1-11). Mas logo o próprio Jesus apareceu a elas, as quais O adoraram (Mt 28:1, 9, 10; Jo 20:14-18). Ele apareceu também a Pedro (Lc 24:34; 1Co 15:5) e aos dois discípulos que estavam a caminho de Emaús, cujo coração ardia enquanto o Mestre falava com eles (Mc 16:12; Lc 24:13-35). Quando Jesus entrou no Cenáculo, os discípulos ficaram aterrorizados e assustados a princípio, mas depois ficaram cheios de alegria e maravilhados (Lc 24:33-49; Jo 20:19-23). Uma semana depois, Jesus entrou novamente na mesma sala sem abrir as portas, e então até mesmo Tomé creu em Sua ressurreição (Jo 20:24-29).

Durante os quarenta dias entre Sua ressurreição e ascensão, Jesus “foi visto por mais de quinhentos irmãos de uma só vez” (1Co 15:6) e por Tiago (1Co 15:7). Jesus Se juntou a alguns discípulos na margem do Mar da Galileia, comeu com eles e em seguida conversou com Pedro (Jo 21:1-23). Pode ter havido outras aparições de Jesus (At 1:3) antes de Sua aparição final no momento de Sua ascensão (Lc 24:50-53; At 1:1-11). Paulo se considerava também uma testemunha ocular do Cristo ressuscitado, que lhe apareceu no caminho para Damasco (1Co 15:8; compare com At 9:1-9).

Quando os outros discípulos disseram pela primeira vez ao ausente Tomé que tinham visto o Senhor ressuscitado, ele reagiu: “Se eu não vir o sinal dos pregos nas mãos Dele, ali não puser o dedo e não puser a minha mão no lado Dele, de modo nenhum acreditarei” (Jo 20:25). Uma semana depois, quando o Senhor reapareceu aos discípulos, Tomé estava entre eles. Jesus lhe disse: “Ponha aqui o seu dedo e veja as Minhas mãos. Estenda também a sua mão e ponha no Meu lado. Não seja incrédulo, mas crente” (Jo 20:27). Então, Tomé confessou: “Meu Senhor e meu Deus!” E Jesus acrescentou: “Você creu porque Me viu? Bem-aventurados são os que não viram e creram” (Jo 20:29).

“Bem-aventurados são os que não viram e creram.” Mesmo que você não tenha visto por si mesmo o Cristo ressurreto, que outras razões você tem para ter fé em Jesus?

Quarta-feira, 09 de novembro de 2022. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico

_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Vida, morte e eternidade. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 510, out. nov. dez. 2022. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos