A orientação do Espírito

 Lições da Bíblia1

O Espírito é o Agente que derrama o amor em nosso coração (Rm 5:5), nos conduz à experiência de salvação (Jo 16:7-11), nos guia em toda a verdade (Jo 16:13) e nos capacita para a missão (At 1:8). Visto que é o Espírito Santo que neutraliza a obra satânica degenerativa, não é surpresa que Satanás tente, por todos os meios, distorcer nossa compreensão da natureza e da obra do Espírito. Enquanto alguns negam Sua personalidade, outros elevam os dons do Espírito acima de Seu poder transformador.

5. Leia Atos 8:4-24. Simão, o feiticeiro de Samaria, queria receber os dons do Espírito Santo sem ter sido regenerado por Ele. Como essa mesma atitude ainda se manifesta em nossos dias?

Atos 8:4-24 (ARA)2: “4 Entrementes, os que foram dispersos iam por toda parte pregando a palavra. 5 Filipe, descendo à cidade de Samaria, anunciava-lhes a Cristo. 6 As multidões atendiam, unânimes, às coisas que Filipe dizia, ouvindo-as e vendo os sinais que ele operava. 7 Pois os espíritos imundos de muitos possessos saíam gritando em alta voz; e muitos paralíticos e coxos foram curados. 8 E houve grande alegria naquela cidade. 9 Ora, havia certo homem, chamado Simão, que ali praticava a mágica, iludindo o povo de Samaria, insinuando ser ele grande vulto; 10 ao qual todos davam ouvidos, do menor ao maior, dizendo: Este homem é o poder de Deus, chamado o Grande Poder. 11 Aderiam a ele porque havia muito os iludira com mágicas. 12 Quando, porém, deram crédito a Filipe, que os evangelizava a respeito do reino de Deus e do nome de Jesus Cristo, iam sendo batizados, assim homens como mulheres. 13 O próprio Simão abraçou a fé; e, tendo sido batizado, acompanhava a Filipe de perto, observando extasiado os sinais e grandes milagres praticados. 14 Ouvindo os apóstolos, que estavam em Jerusalém, que Samaria recebera a palavra de Deus, enviaram-lhe Pedro e João; 15 os quais, descendo para lá, oraram por eles para que recebessem o Espírito Santo; 16 porquanto não havia ainda descido sobre nenhum deles, mas somente haviam sido batizados em o nome do Senhor Jesus. 17 Então, lhes impunham as mãos, e recebiam estes o Espírito Santo. 18 Vendo, porém, Simão que, pelo fato de imporem os apóstolos as mãos, era concedido o Espírito [Santo], ofereceu-lhes dinheiro, 19 propondo: Concedei-me também a mim este poder, para que aquele sobre quem eu impuser as mãos receba o Espírito Santo. 20 Pedro, porém, lhe respondeu: O teu dinheiro seja contigo para perdição, pois julgaste adquirir, por meio dele, o dom de Deus. 21 Não tens parte nem sorte neste ministério, porque o teu coração não é reto diante de Deus. 22 Arrepende-te, pois, da tua maldade e roga ao Senhor; talvez te seja perdoado o intento do coração; 23 pois vejo que estás em fel de amargura e laço de iniquidade. 24 Respondendo, porém, Simão lhes pediu: Rogai vós por mim ao Senhor, para que nada do que dissestes sobrevenha a mim.”

Os filhos de Deus são guiados pelo Espírito (Rm 8:14) em toda a verdade da Palavra (Jo 16:13; 17:17). Jesus advertiu: “Nem todo o que Me diz: ‘Senhor, Senhor!’ entrará no Reino dos Céus, mas aquele que faz a vontade de Meu Pai, que está nos Céus. Muitos, naquele dia, vão me dizer: ‘Senhor, Senhor, nós não profetizamos em Seu nome? E em Seu nome não expulsamos demônios? E em Seu nome não fizemos muitos milagres?’ Então lhes direi claramente: ‘Eu nunca conheci vocês. Afastem-se de Mim, vocês que praticam o mal’” (Mt 7:21-23). Isso significa que o Espírito Santo jamais guia alguém para longe da Palavra de Deus, que Ele mesmo inspirou, mas sempre nos leva à conformidade com essa Palavra.

O mesmo Espírito Santo que nos guia em toda a verdade nos capacita a conduzir outros a essa verdade (Mt 28:18-20; At 1:8). Enquanto cumprimos nossa missão, temos Sua assistência. Então, manhã após manhã, devemos nos ajoelhar diante do Senhor e renovar nossos votos de consagração a Ele. Se fizermos isso, Ele nos concederá a presença do Espírito, com Seu poder vivificante e santificador.

Devemos estar abertos à Sua liderança, fazendo escolhas conscientes para realizar o que é certo e evitar o que é errado. Ou seja, somente buscando, na força dada por Deus, viver como devemos, estaremos abertos para receber o poder do Espírito Santo.

Por que é importante, a cada manhã, orar para estar abertos à direção do Espírito?

Quarta-feira, 14 de dezembro de 2022. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico
_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Vida, morte e eternidade. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 510, out. nov. dez. 2022. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos