No santuário de Deus

 Lições da Bíblia1

Alguns falam do Céu como sendo o santuário de Deus, mas o livro do Apocalipse se refere a um santuário/templo específico dentro da Nova Jerusalém, onde estão o trono de Deus e o mar de vidro (Ap 4:2-6; 7:9-15; 15:5-8). Lá a grande multidão de santos de todas as nações, tribos, povos e línguas adorarão a Deus para sempre (Ap 7:9-17).

2. Compare Apocalipse 7:9-15 com 21:3, 22. Como podemos harmonizar a descrição da grande multidão de remidos servindo a Deus “de dia e de noite no Seu santuário” (Ap 7:15) com a afirmação “Não vi nenhum santuário” na Nova Jerusalém (Ap 21:22)?

Apocalipse 7:9-15 (ARA)2: 9 Depois destas coisas, vi, e eis grande multidão que ninguém podia enumerar, de todas as nações, tribos, povos e línguas, em pé diante do trono e diante do Cordeiro, vestidos de vestiduras brancas, com palmas nas mãos; 10 e clamavam em grande voz, dizendo: Ao nosso Deus, que se assenta no trono, e ao Cordeiro, pertence a salvação. 11 Todos os anjos estavam de pé rodeando o trono, os anciãos e os quatro seres viventes, e ante o trono se prostraram sobre o seu rosto, e adoraram a Deus, 12 dizendo: Amém! O louvor, e a glória, e a sabedoria, e as ações de graças, e a honra, e o poder, e a força sejam ao nosso Deus, pelos séculos dos séculos. Amém! 13 Um dos anciãos tomou a palavra, dizendo: Estes, que se vestem de vestiduras brancas, quem são e donde vieram? 14 Respondi-lhe: meu Senhor, tu o sabes. Ele, então, me disse: São estes os que vêm da grande tribulação, lavaram suas vestiduras e as alvejaram no sangue do Cordeiro, 15 razão por que se acham diante do trono de Deus e o servem de dia e de noite no seu santuário; e aquele que se assenta no trono estenderá sobre eles o seu tabernáculo.

Apocalipse 21:3, 22 (ARA)2: “3 Então, ouvi grande voz vinda do trono, dizendo: Eis o tabernáculo de Deus com os homens. Deus habitará com eles. Eles serão povos de Deus, e Deus mesmo estará com eles. […] 22 Nela, não vi santuário, porque o seu santuário é o Senhor, o Deus Todo-Poderoso, e o Cordeiro.”

Na Nova Jerusalém, o santuário será o próprio Deus e o Cordeiro, mas haverá um templo de adoração.

O santuário/templo celestial sempre foi o lugar em que as hostes celestiais adoram a Deus. Mas, com o surgimento do pecado, esse santuário se tornou também o lugar de onde a salvação é oferecida à humanidade. “Quando o problema do pecado não mais existir, o santuário celestial voltará a desempenhar sua função original. Em Apocalipse 21:22, João, o Revelador, relatou que não viu templo na cidade, pois o Senhor Deus todo poderoso e o Cordeiro são seu templo. Mas isso significa que não há mais casa do Senhor onde Suas criaturas possam ir e ter comunhão especial com Ele? De modo nenhum!” (Richard M. Davidson, “The Sanctuary: ‘To Behold the Beauty of the Lord’”, em Artur Stele, ed., The Word: Searching, Living, Teaching, v. 1 [Silver Spring, MD: Biblical Research Institute, 2015], p. 31).

O livro do Apocalipse dá atenção especial Àquele que está sendo adorado e àqueles que O adoram. Essa adoração celestial é centrada em Deus e no Cordeiro (Ap 5:13; 7:10). Como sempre, e como deveria ser, Cristo é o foco da adoração.

Os adoradores são os “que vêm da grande tribulação, que lavaram suas vestes e as alvejaram no sangue do Cordeiro” (Ap 7:14). São testemunhas vivas do divino poder redentor e transformador. Louvam a Deus por quem Ele é e pelo que fez por eles.

Leia Apocalipse 21:3. Esse verso reflete outras passagens (Jr 32:38 [“Eles serão o meu povo, e eu serei o seu Deus.”]; Ez 37:27 [“O meu tabernáculo estará com eles; eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo.”]; Zc 8:8 [“eu os trarei, e habitarão em Jerusalém; eles serão o meu povo, e eu serei o seu Deus, em verdade e em justiça.”]; Hb 8:10 [“Porque esta é a aliança que firmarei com a casa de Israel, depois daqueles dias, diz o Senhor: na sua mente imprimirei as minhas leis, também sobre o seu coração as inscreverei; e eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo.”]). O que significa para nós, no presente, ainda neste mundo, que Deus será nosso Deus, e nós seremos Seu povo? Como viver essa verdade incrível desde agora?

Segunda-feira, 26 de dezembro de 2022. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico
_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Vida, morte e eternidade. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 510, out. nov. dez. 2022. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos