O corpo como templo

 Lições da Bíblia1

A teoria dualista de um corpo mortal com uma alma imortal tem gerado teorias sobre o corpo humano. Por exemplo, para os antigos filósofos gregos, o corpo era a prisão da alma, que era libertada pela morte. Em um eco desse conceito pagão, os cristãos na atualidade acreditam que o corpo seja a morada temporal da alma imortal, que será reintegrada ao corpo na ressurreição. Por outro lado, os panteístas tornam o corpo humano divino, acreditam que Deus e o Universo sejam um e o mesmo. Para eles, todas as coisas são Deus e o corpo humano é parte de uma única substância divina integrada e universal. Rodeados de teorias conflitantes sobre o assunto, devemos nos manter firmes no que a Bíblia ensina sobre a natureza da humanidade.

3. Leia 1 Coríntios 6:19, 20 e 10:31. Como o entendimento de que nosso corpo é o “templo de Deus” e o “templo do Espírito Santo” pode influenciar positivamente nosso estilo de vida?

1 Coríntios 6:19, 20 (ARA)2: “19 Acaso, não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que está em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos? 20 Porque fostes comprados por preço. Agora, pois, glorificai a Deus no vosso corpo.”

1 Coríntios 10:31 (ARA)2: “31 Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus.

Adão e Eva foram criados à imagem e semelhança de Deus (Gn 1:26, 27), o que se refletia não apenas em seu caráter, mas também em seu aspecto físico. Como essa imagem foi manchada e até mesmo escondida pela presença do pecado, a obra da redenção é restaurar os seres humanos à sua condição original, incluindo sua saúde física, na medida do possível para seres que não desfrutam da árvore da vida.

A restauração é um processo de toda a vida, que só será completado na segunda vinda de Cristo, quando o corruptível se revestir do incorruptível (1Co 15:53, 54).

O apóstolo João escreveu ao amigo Gaio: “Amado, peço a Deus que tudo corra bem com você e que esteja com boa saúde, assim como vai bem a sua alma” (3Jo 2).

Se reconhecemos que o ser humano é indivisível e que a religião abrange todos os aspectos da vida, consideramos o cuidado da saúde física um dever religioso. Devemos ser guiados pelo princípio inspirado: “Se vocês comem, ou bebem ou fazem qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus” (1Co 10:31). Mas lembre-se de que, no mundo em que vivemos, as pessoas boas podem fazer seu melhor e ainda assim sofrer as consequências da natureza pecaminosa e do ambiente pecaminoso. Então, devemos confiar em Deus, fazer nosso melhor e deixar os resultados com Ele.

Segunda-feira, 12 de dezembro de 2022. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico
_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Vida, morte e eternidade. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 510, out. nov. dez. 2022. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos