O modelo de Jesus

 Lições da Bíblia1

1. Leia Lucas 2:52. Quais são as quatro dimensões do crescimento de Jesus mencionadas nessa passagem?

Lucas 2:52 (ARA)2: “E crescia Jesus em sabedoriaestatura e graça, diante de Deus e dos homens.”

Jesus foi o Ser Humano perfeito, e Seu crescimento compreendeu todas as dimensões básicas da existência humana. De acordo com Lucas 2:52, “Jesus crescia em sabedoria [mentalmente], estatura [fisicamente] e graça, diante de Deus [espiritualmente] e dos homens [socialmente]”. “Sua mente era ativa e perspicaz, com uma capacidade de reflexão e sabedoria além de Sua idade. O caráter Dele também era belo e harmonioso. As habilidades da mente e do corpo se desenvolviam gradualmente, conforme as leis da infância. Como criança, Jesus era incomparavelmente amável. Aquelas mãos cheias de boa vontade estavam sempre prontas para servir a outros. Manifestava uma paciência que nada conseguia perturbar e uma veracidade nunca disposta a sacrificar a integridade. Firme como a rocha em questões de princípios, Sua vida revelava a graça da cortesia altruísta” (Ellen G. White, O Desejado de Todas as Nações, p. 45).

2. Leia Mateus 4:23. Como o ministério tríplice de Jesus (ensinar, pregar e curar) pode ser realizado por nós hoje?

Mateus 4:23 (ARA)2: “Percorria Jesus toda a Galileia, ensinando nas sinagogas, pregando o evangelho do reino e curando toda sorte de doenças e enfermidades entre o povo.”

Se reconhecermos que o ser humano é uma pessoa integral e indivisível, então não poderemos restringir nossa religião a questões espirituais. A verdade abrange todo o nosso ser, toda a nossa vida e todas as dimensões dela. Nossos elementos físicos e espirituais são tão poderosamente integrados que não podem ser separados. Como seres caídos, nunca seremos iguais à representação de Jesus descrita acima. No entanto, pela graça de Deus devemos imitá-la, porque “a obra da redenção” é esta: “Restaurar no homem a imagem de seu Autor, levá-lo de novo à perfeição em que fora criado, promover o desenvolvimento físico, mental e espiritual” (Ellen G. White, Educação, p. 9).

Isso é o que Deus procura fazer em Seu povo como parte do processo de prepará-lo para Seu retorno.

Ao nos compararmos com Jesus, poderíamos facilmente ser desencorajados pela diferença. Focalizar a cruz e o que ela significa nos protege do desânimo?

Domingo, 11 de dezembro de 2022. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico
_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Vida, morte e eternidade. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 510, out. nov. dez. 2022. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos