Pronto para o Seu aparecimento

 Lições da Bíblia1

Vivemos neste mundo frenético, com muitas necessidades artificiais e distrações. Se não tomarmos cuidado, elas poderão tomar todo o nosso tempo e perverter nossas prioridades. Isso não é apenas mais um subproduto do mundo cibernético globalizado. Cristãos de todas as idades, em maior ou menor grau, precisam estar atentos às tentativas de Satanás de distraí-los do que realmente importa nesta vida.

Se não formos cuidadosos, quem não corre o risco de desviar o olhar do Senhor e se demorar em coisas mundanas e carnais que não podem nos satisfazer e que, no fim, podem levar à ruína espiritual?

6. Leia 2 Pedro 3:14 e 1 João 3:1-3. Que diferença há entre preparar-se para a segunda vinda de Jesus e estar pronto para esse evento glorioso?

2 Pedro 3:14 (ARA)2: “Por essa razão, pois, amados, esperando estas coisas, empenhai-vos por serdes achados por ele em pazsem mácula e irrepreensíveis,”

1 João 3:1-3 (ARA)2: “1 Vede que grande amor nos tem concedido o Pai, a ponto de sermos chamados filhos de Deus; e, de fato, somos filhos de Deus. Por essa razão, o mundo não nos conheceporquanto não o conheceu a ele mesmo. 2 Amados, agora, somos filhos de Deus, e ainda não se manifestou o que haveremos de ser. Sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele, porque haveremos de vê-lo como ele é. 3 E a si mesmo se purifica todo o que nele tem esta esperança, assim como ele é puro.”

Muitas vezes a noção de preparação contínua para o retorno de Cristo se torna uma desculpa para a procrastinação. Essa ideia pode facilmente levar alguém à negligência com base na suposição do servo mau: “Meu senhor demora para vir” (Mt 24:48).

7. Leia Salmo 95:7, 8; Hebreus 3:7, 8, 15; 4:7. O que esses versos nos dizem sobre estarmos prontos agora mesmo?

Salmo 95:7, 8 (ARA)2: “7 Ele é o nosso Deus, e nós, povo do seu pasto e ovelhas de sua mão. Hojese ouvirdes a sua voz, 8 não endureçais o coração, como em Meribá, como no dia de Massá, no deserto,”

Hebreus 3:7, 8, 15 (ARA)2: “7 Assim, pois, como diz o Espírito Santo: Hojese ouvirdes a sua voznão endureçais o vosso coração como foi na provocação, no dia da tentação no deserto, […] 15 Enquanto se diz: Hojese ouvirdes a sua voznão endureçais o vosso coração, como foi na provocação.

Hebreus 4:7 (ARA)2: “de novo, determina certo dia, Hoje, falando por Davi, muito tempo depois, segundo antes fora declarado: Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais o vosso coração.

Da perspectiva bíblica, o tempo da salvação é sempre “hoje” e nunca amanhã. E mais: a não ser que ocorra uma grande experiência de conversão, continuaremos a ser o que somos agora. O tempo em si não converte os não convertidos. A menos que alguém esteja continuamente crescendo na graça e avançando na fé, a tendência, com o passar do tempo, é cair, tornar-se endurecido, cético, cínico e até incrédulo.

A partir dessa perspectiva, podemos dizer que cada dia de nossa vida é nossa vida em miniatura. Então, pela graça de Deus, devemos planejar o futuro e, ao mesmo tempo, viver cada dia prontos para o retorno de Jesus – especialmente porque, dadas as incertezas da vida, hoje pode ser seu último dia.

Se Jesus voltasse hoje, você estaria pronto? Comente sua resposta com a classe.

Quinta-feira, 15 de dezembro de 2022. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico
_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Vida, morte e eternidade. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 510, out. nov. dez. 2022. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos