Reencarnação

 Lições da Bíblia1

A noção pagã de uma alma imortal provê a base para a teoria não bíblica da reencarnação ou transmigração da alma. Essa teoria é adotada por algumas das principais religiões do mundo. Enquanto a maioria dos cristãos acredita na existência de uma alma imortal que fica em um Céu ou inferno permanente após a morte, aqueles que acreditam na reencarnação sustentam que essa alma imortal passa por muitos ciclos de morte e renascimento na Terra.

Para alguns, a reencarnação é considerada um processo de evolução espiritual que permite ao espírito atingir níveis cada vez mais elevados de conhecimento e moralidade em sua jornada para a perfeição. Os hindus acreditam que a alma eterna passe por uma progressão de consciência ou “samsara” em seis classes de vida: aquática, plantas, répteis e insetos, pássaros, animais e seres humanos, incluindo os residentes do Céu.

3. Leia Hebreus 9:25-28 e 1 Pedro 3:18. Se Jesus morreu apenas “uma vez” (Hb 9:28; 1Pe 3:18) e da mesma forma todos os seres humanos morrem apenas “uma vez” (Hb 9:27), por que até mesmo alguns supostos cristãos acreditam em alguma forma de reencarnação?

Hebreus 9:25-28 (ARA)2: “25 nem ainda para se oferecer a si mesmo muitas vezes, como o sumo sacerdote cada ano entra no Santo dos Santos com sangue alheio. 26 Ora, neste caso, seria necessário que ele tivesse sofrido muitas vezes desde a fundação do mundo; agora, porém, ao se cumprirem os tempos, se manifestou uma vez por todas, para aniquilar, pelo sacrifício de si mesmo, o pecado. 27 E, assim como aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo, depois disto, o juízo, 28 assim também Cristo, tendo-se oferecido uma vez para sempre para tirar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o aguardam para a salvação.

1 Pedro 3:18 (ARA)2: “Pois também Cristo morreu, uma única vez, pelos pecados, o justo pelos injustos, para conduzir-vos a Deus; morto, sim, na carne, mas vivificado no espírito,

Muitas pessoas acreditam não no que deveriam, mas no que querem acreditar. Se uma teoria lhes traz paz e conforto existencial, isso é suficiente para resolver a discussão. Mas, para aqueles que levam a Bíblia a sério, não há como aceitar a teoria da reencarnação.

Primeiro, essa teoria contradiz os ensinos bíblicos da mortalidade da “alma” e da ressurreição do corpo (1Ts 4:13-18). Segundo, ela rejeita a doutrina da salvação pela graça através da fé na obra redentiva de Jesus Cristo (Ef 2:8-10) e a substitui por obras humanas. Terceiro, a teoria contradiz o ensino bíblico de que o destino eterno é decidido para sempre pelas decisões da pessoa nesta vida (Mt 22:1-14; 25:31-46). Quarto, essa teoria minimiza o significado e a relevância da segunda vinda de Cristo (Jo 14:1-3). E, quinto, a teoria propõe oportunidades após a morte para alguém ainda superar as dificuldades espirituais de sua própria vida, o que não é bíblico (Hb 9:27). Em suma, não há lugar para a ideia de reencarnação na fé cristã.

Terça-feira, 06 de dezembro de 2022. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico

_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Vida, morte e eternidade. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 510, out. nov. dez. 2022. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos