Seu nome em suas testas

 Lições da Bíblia1

5. Leia Apocalipse 22:3-5. Como podemos ter certeza de que estaremos entre aqueles que terão o nome de Deus gravado na testa?

Apocalipse 22:3-5 (ARA)2: “3 Nunca mais haverá qualquer maldição. Nela, estará o trono de Deus e do Cordeiro. Os seus servos o servirão, 4 contemplarão a sua face, e na sua fronte está o nome dele5 Então, já não haverá noite, nem precisam eles de luz de candeia, nem da luz do sol, porque o Senhor Deus brilhará sobre eles, e reinarão pelos séculos dos séculos.”

Após a rebelião de Lúcifer e a queda de Adão e Eva, Deus poderia ter destruído os pecadores. No entanto, como expressão de amor incondicional por Suas criaturas, Deus estabeleceu um plano misericordioso para salvar todos aqueles que aceitam o que Ele oferece. Isso é o que se conhece como “plano da salvação”, o qual, embora existindo mesmo antes da criação da Terra (Ef 1:3, 4; 2Tm 1:9; Tt 1:2; Ap 13:8), foi apresentado pela primeira vez à humanidade no Éden, logo após a queda. Foi então revelado nos tipos e sombras do serviço do santuário hebraico (Êx 25), e sua expressão mais completa encontra-se na vida, morte e ressurreição de Jesus (veja Rm 5).

No centro do plano da salvação está a promessa de vida eterna, com base nos méritos de Jesus, a todos os que aceitam, pela fé, a grande provisão feita na cruz. Tanto antes da cruz quanto depois da cruz a salvação sempre foi pela fé, e nunca pelas obras, por mais que as obras sejam uma expressão da nossa salvação.

6. Paulo escreveu sobre Abraão, que existiu muito antes da vinda de Cristo, como um exemplo de salvação pela fé: “Porque, se Abraão foi justificado por obras, tem do que se orgulhar, porém não diante de Deus. Pois o que diz a Escritura? Ela diz: ‘Abraão creu em Deus, e isso lhe foi atribuído para justiça’” (Rm 4:2, 3). Como esses versos nos ajudam a entender o que é a salvação pela fé?

Abraão creu no sacrifício de Cristo, e isso lhe foi atribuído como justiça. Assim é conosco. Se pela fé aceitarmos Jesus, nos rendermos a Ele e reivindicarmos Suas promessas, seremos salvos por Seus méritos e mediante Sua graça.

Podemos ter a certeza da salvação se aceitarmos Jesus, nos rendermos a Ele e reivindicarmos Suas promessas, incluindo as de uma nova vida, agora, Nele, e se nos apoiarmos totalmente em Seus méritos e em nada mais. Abraão creu, e isso lhe foi imputado como justiça. Da mesma forma é conosco.

Isso é o que significa ter o nome de Deus escrito em nossa testa. Se o tivermos escrito agora e não nos afastarmos Dele, então também será escrito lá nos novos céus e na nova Terra.

Quinta-feira, 29 de dezembro de 2022. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico
_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Vida, morte e eternidade. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 510, out. nov. dez. 2022. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos