A aliança da salvação

 Lições da Bíblia1

A morte de Cristo no Calvário tornou a salvação possível para todos que já viveram ou que viverão. Diferentemente da promessa das estações, a salvação não é unilateral – não é dada a todos, independentemente do que se faça. A crença de que todos serão salvos é chamada de “universalismo”.

Em vez disso, Jesus ensinou claramente que, embora tenha morrido por toda a humanidade, muitos percorrem o caminho espaçoso para a perdição e morte eterna (Mt 7:13, 14).

1. O que os textos a seguir têm a dizer de como as pessoas recebem o dom da salvação em Jesus?

1 João 5:13 (ARA)2: “Estas coisas vos escrevi, a fim de saberdes que tendes a vida eternaa vós outros que credes em o nome do Filho de Deus.

Mateus 10:22 (ARA)2: “Sereis odiados de todos por causa do meu nome; aquele, porém, que perseverar até ao fim, esse será salvo.

João 6:29 (ARA)2: “Respondeu-lhes Jesus: A obra de Deus é esta: que creiais naquele que por ele foi enviado.

2 Pedro 1:10, 11 (ARA)2: “10 Por isso, irmãos, procurai, com diligência cada vez maior, confirmar a vossa vocação e eleição; porquanto, procedendo assim, não tropeçareis em tempo algum. 11 Pois desta maneira é que vos será amplamente suprida a entrada no reino eterno de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

Paulo compreendia a natureza bilateral da aliança da salvação. Sabendo que seria executado em breve, e apesar de muitos de seus companheiros o terem abandonado, Paulo confiantemente disse a seu caro amigo Timóteo que havia cumprido sua parte no acordo. “Quanto a mim, já estou sendo oferecido por libação, e o tempo da minha partida chegou. Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé. Desde agora me está guardada a coroa da justiça, que o Senhor, reto Juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amam a Sua vinda” (2Tm 4:6-8).

O apóstolo disse: “[Estou pronto porque] combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé”. Contudo, Paulo sempre foi muito claro ao afirmar que a salvação é somente pela graça mediante a fé, não pelas obras da lei, e então ele não estava de alguma forma olhando para suas obras ou realizações como algo que lhe rendesse mérito diante de Deus. A “coroa da justiça” que o esperava é a justiça de Jesus, que, pela fé, reivindicou para si e à qual se apegou até o fim de sua vida.

Embora a salvação seja uma dádiva não merecida, qual é a diferença entre os que a aceitam e os que a rejeitam? O que a aceitação desse presente exige que façamos?

Domingo, 08 de janeiro de 2023. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico
_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Admistradores fieis: à espera do Mestre. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 511, jan. fev. mar. 2023. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos