As alianças de Deus conosco

 Lições da Bíblia1

“Se vocês ouvirem atentamente a voz do Senhor, seu Deus, tendo o cuidado de guardar todos os Seus mandamentos que hoje lhes ordeno, o Senhor, seu Deus, exaltará vocês sobre todas as nações da Terra. Se ouvirem a voz do Senhor, seu Deus, sobre vocês virão e os alcançarão todas estas bênçãos” (Dt 28:1, 2).

É surpreendente que Deus tenha feito alianças (ou pactos) conosco. A maior parte delas é bilateral, o que significa que ambas as partes (Deus e os seres humanos) têm uma obrigação a desempenhar. Um exemplo de aliança bilateral é: “Se você fizer isso, eu farei aquilo”.

Um tipo mais incomum de aliança é a unilateral. “Farei isso, quer você faça algo ou não”. Algumas das alianças de Deus com a humanidade são unilaterais. Por exemplo, “Ele faz o Seu sol nascer sobre maus e bons e vir chuvas sobre justos e injustos” (Mt 5:45). Não importa o que façamos ou deixemos de fazer, podemos contar com Deus para ter o sol e a chuva. Após o dilúvio, Deus prometeu à humanidade e a “todos os animais da Terra” que nunca haveria outro dilúvio (Gn 9:9-16), independentemente de nossas ações. Ele também prometeu: “Enquanto durar a Terra, não deixará de haver semeadura e colheita, frio e calor, verão e inverno, dia e noite” (Gn 8:22). As estações vêm e vão, independentemente do que fazemos.

Nesta semana estudaremos algumas alianças bilaterais muito significativas entre Deus e Seus filhos. Vamos orar para que, pela graça de Deus, possamos honrar nossa parte no acordo.

Sábado, 07 de janeiro de 2023. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico
_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Admistradores fieis: à espera do Mestre. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 511, jan. fev. mar. 2023. Adulto, Professor. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos