Deus é o dono de tudo

 Lições da Bíblia1

3. Leia o Salmo 50:10-12; 24:1; 1 Crônicas 29:13, 14; Ageu 2:8. Que mensagem esses versos transmitem? O que essa verdade deve significar para nós e para nosso relacionamento com os bens materiais?

Salmo 50:10-12 (ARA)2: “10 Pois são meus todos os animais do bosque e as alimárias aos milhares sobre as montanhas. 11 Conheço todas as aves dos montes, e são meus todos os animais que pululam no campo. 12 Se eu tivesse fome, não to diria, pois o mundo é meu e quanto nele se contém.

Salmo 24:1 (ARA)2: “Ao Senhor pertence a terra e tudo o que nela se contém, o mundo e os que nele habitam.”

1 Crônicas 29:13, 14 (ARA)2: “13 Agora, pois, ó nosso Deus, graças te damos e louvamos o teu glorioso nome. 14 Porque quem sou eu, e quem é o meu povo para que pudéssemos dar voluntariamente estas coisas? Porque tudo vem de ti, e das tuas mãos to damos.”

Ageu 2:8 (ARA)2: “Minha é a prata, meu é o ouro, diz o Senhor dos Exércitos.

O livro de 1 Crônicas, a partir do capítulo 17, registra o desejo do rei Davi de construir uma casa para Deus. Ele compartilhou esse desejo com o profeta Natã, que respondeu: “Faça tudo o que estiver em seu coração, porque Deus está com você” (1Cr 17:2). Mas, naquela noite, a palavra de Deus veio a Natã e o instruiu a dizer ao rei que, porque ele tinha sido um homem de guerra, não poderia construir a casa de Deus. Seu filho faria esse trabalho em seu lugar. Davi perguntou se poderia, pelo menos, desenhar as plantas e preparar os materiais para a construção. Quando esse pedido foi concedido ao rei, ele passou o resto de sua vida acumulando uma grande quantidade de pedra lavrada, cedro, ferro, ouro, prata e bronze, “e tudo em abundância”. Quando todos os materiais de construção haviam sido preparados e reunidos no canteiro de obras, Davi convocou todos os líderes de Israel para uma cerimônia de louvor e ação de graças.

Em 1 Crônicas 29:13, 14, na oração pública de Davi, o que ele disse haver sido a verdadeira fonte dos materiais de construção que ele e o povo tinham gastado tempo e dinheiro preparando? “Na verdade, não podemos levar crédito algum por todos esses materiais especiais porque estamos apenas devolvendo a Ti Tuas próprias coisas”.

Essa noção é importante para todos nós, ricos ou pobres (mas especialmente para os ricos). Visto que foi Deus quem fez tudo (Gn 1:1; Jo 1:3; Sl 33:6, 9), Ele é o legítimo proprietário de tudo o que existe, incluindo tudo o que possuímos – não importa quão intensa, diligente e honestamente tenhamos trabalhado para obter. Se não fosse por Deus e Sua graça, nada teríamos e nada seríamos. Assim, devemos viver com a percepção de que Deus é o dono de tudo e, ao louvá-Lo e agradecer-Lhe por Sua bondade para conosco, precisamos manter essa importante verdade diante de nós.

“Porque quem sou eu, e quem é o meu povo para que pudéssemos dar voluntariamente estas coisas?” (1Cr 29:14). Quais princípios são expressos nessas palavras? Elas refletem a atitude que devemos ter para com Deus e para com nossas posses?

Segunda-feira, 02 de janeiro de 2023. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico
_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Admistradores fieis: à espera do Mestre. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 511, jan. fev. mar. 2023. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos