Honre o Senhor

 Lições da Bíblia1

O tema do livro de Provérbios tem mais que ver com sabedoria e tolice do que com certo e errado. Nesse livro, vemos os benefícios da sabedoria e as armadilhas da insensatez.

3. Leia Provérbios 3:1-10. Que promessas maravilhosas se encontram ali? Além disso, o que significa a expressão “primícias de toda a sua renda”?

Provérbios 3:1-10 (ARA)2: 1 Filho meu, não te esqueças dos meus ensinos, e o teu coração guarde os meus mandamentos; 2 porque eles aumentarão os teus dias e te acrescentarão anos de vida e paz. 3 Não te desamparem a benignidade e a fidelidade; ata-as ao pescoço; escreve-as na tábua do teu coração 4 e acharás graça e boa compreensão diante de Deus e dos homens. 5 Confia no Senhor de todo o teu coração e não te estribes no teu próprio entendimento. 6 Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas. 7 Não sejas sábio aos teus próprios olhos; teme ao Senhor e aparta-te do mal; 8 será isto saúde para o teu corpo e refrigério, para os teus ossos. 9 Honra ao Senhor com os teus bens e com as primícias de toda a tua renda; 10 e se encherão fartamente os teus celeiros, e transbordarão de vinho os teus lagares.

Deus nos pede que, ao gerenciarmos nossas posses, O coloquemos em primeiro lugar em reconhecimento de que Ele é Dono de tudo e como demonstração de nossa fé Nele para prover o que necessitamos. Mais do que isso, Ele diz que, se O colocarmos em primeiro lugar, Ele acrescentará o que falta. Colocá-Lo em primeiro lugar é um ato de fé, uma demonstração de que confiamos no Senhor de todo o coração e não nos apoiamos em nosso entendimento (o que é especialmente importante, pois muitas vezes acontecem coisas que não entendemos e de cujo propósito não temos ideia).

Nada, porém, deve nos encorajar a confiar em Deus e em Seu amor mais do que a cruz. Quando percebemos o que recebemos em Jesus, não apenas como Criador (Jo 1:1-4) e Sustentador (Hb 1:3), mas também como Redentor (Ap 5:9), devolver a Deus as primícias de tudo o que temos é, de fato, o mínimo que podemos fazer.

“O Senhor não somente requer o dízimo como sendo Seu, mas também nos explica como deve ser reservado para Ele. Diz: ‘Honra ao Senhor com os teus bens e com as primícias de toda a tua renda’ (Pv 3:9). Isso não significa que devemos gastar nosso dinheiro com nós mesmos, levando ao Senhor o restante, muito embora esse também seja um dízimo honesto. A parte de Deus deve ser separada em primeiro lugar” (Ellen G. White, Conselhos Sobre Mordomia, p. 58).

Deus diz que, se O colocarmos em primeiro lugar, nossos “celeiros ficarão completamente cheios” (Pv 3:10). No entanto, você não vai acordar um dia e ver que seus celeiros e tonéis de repente ficaram cheios. A Bíblia está repleta de princípios sobre boa administração, planejamento cuidadoso e responsabilidade financeira, dos quais a fidelidade ao que Deus nos chama a fazer é nosso principal dever.

Como confiar em Deus e em Suas promessas em tempos de dificuldades financeiras, quando, mesmo procurando ser fiéis, “os celeiros e tonéis” não estão cheios?

Terça-feira, 10 de janeiro de 2023. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico
_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Admistradores fieis: à espera do Mestre. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 511, jan. fev. mar. 2023. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos