Lidando com as dívidas

 Lições da Bíblia1

“O rico domina sobre o pobre, e o que pede emprestado é servo de quem empresta” (Pv 22:7).

Uma definição de dívida é “viver hoje com base naquilo que você espera ganhar no futuro”. Hoje em dia a dívida parece ser um estilo de vida, mas isso não deve ser a norma para os cristãos. A Bíblia desencoraja a dívida. Nas Escrituras há pelo menos 26 referências à dívida, e todas são negativas. A Palavra não diz que é pecado pegar dinheiro emprestado, mas fala sobre as consequências geralmente ruins de se fazer isso. Ao refletir sobre obrigações financeiras, Paulo aconselhou: “Paguem a todos o que lhes é devido: a quem tributo, tributo; a quem imposto, imposto; a quem respeito, respeito; a quem honra, honra. Não fiquem devendo nada a ninguém, exceto o amor de uns para com os outros. Pois quem ama o próximo cumpre a lei” (Rm 13:7, 8).

Por que a dívida é um flagelo quase internacional em todos os níveis – pessoal, corporativo e governamental? Toda sociedade sempre teve pelo menos uma pequena porcentagem de pessoas endividadas. No presente, uma parcela muito maior de pessoas está endividada, e quase nunca é em seu benefício.

Nesta semana, vamos considerar as razões da dívida e como lidar com ela. Você talvez esteja livre de dívidas, mas pode compartilhar essas informações valiosas com a família e amigos que se beneficiarão delas.

Sábado, 28 de janeiro de 2023. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico
_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Administradores fiéis: à espera do Mestre. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 511, jan. fev. mar. 2023. Adulto, Professor. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos