Onde fica a casa do Tesouro?

 Lições da Bíblia1

3. Malaquias 3:10. De acordo com esse verso, para onde deve ir o dízimo?

Malaquias 3:10 (ARA)2: “Trazei todos os dízimos à casa do Tesouro, para que haja mantimento na minha casa; e provai-me nisto, diz o Senhor dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu e não derramar sobre vós bênção sem medida.”

Embora instruções específicas não sejam dadas no texto, é evidente que o povo de Deus sabia o que Ele queria dizer com a palavra “casa do Tesouro”. Deus inclui em Suas instruções: “para que haja mantimento na Minha casa”. Seu povo entendia que a casa de Deus inicialmente era o santuário – a sofisticada tenda que tinha sido construída por meio de instruções específicas dadas a Moisés no Monte Sinai. Depois, quando Israel viveu na terra prometida, a localização central foi primeiro em Siló e depois, de maneira mais permanente, no templo em Jerusalém.

4. Leia Deuteronômio 12:5-14. Esses versos mostram que os filhos de Deus não poderiam usar seu próprio critério quanto ao lugar em que seu dízimo seria depositado. Que princípios podemos tirar desses versos?

Deuteronômio 12:5-14 (ARA)2: “5 mas buscareis o lugar que o Senhor, vosso Deus, escolher de todas as vossas tribos, para ali pôr o seu nome e sua habitação; e para lá ireis. 6 A esse lugar fareis chegar os vossos holocaustos, e os vossos sacrifícios, e os vossos dízimos, e a oferta das vossas mãos, e as ofertas votivas, e as ofertas voluntárias, e os primogênitos das vossas vacas e das vossas ovelhas. 7 Lá, comereis perante o Senhor, vosso Deus, e vos alegrareis em tudo o que fizerdes, vós e as vossas casas, no que vos tiver abençoado o Senhor, vosso Deus. 8 Não procedereis em nada segundo estamos fazendo aqui, cada qual tudo o que bem parece aos seus olhos, 9 porque, até agora, não entrastes no descanso e na herança que vos dá o Senhor, vosso Deus. 10 Mas passareis o Jordão e habitareis na terra que vos fará herdar o Senhor, vosso Deus; e vos dará descanso de todos os vossos inimigos em redor, e morareis seguros. 11 Então, haverá um lugar que escolherá o Senhor, vosso Deus, para ali fazer habitar o seu nome; a esse lugar fareis chegar tudo o que vos ordeno: os vossos holocaustos, e os vossos sacrifícios, e os vossos dízimos, e a oferta das vossas mãos, e toda escolha dos vossos votos feitos ao Senhor, 12 e vos alegrareis perante o Senhor, vosso Deus, vós, os vossos filhos, as vossas filhas, os vossos servos, as vossas servas e o levita que mora dentro das vossas cidades e que não tem porção nem herança convosco. 13 Guarda-te, não ofereças os teus holocaustos em todo lugar que vires; 14 mas, no lugar que o Senhor escolher numa das tuas tribos, ali oferecerás os teus holocaustos e ali farás tudo o que te ordeno.

Como membros da família de Deus, queremos entender e pôr em prática Sua vontade em relação ao que fazer com o dízimo. Três vezes ao ano, na Páscoa, no Pentecostes e na Festa dos Tabernáculos (Êx 23:14-17), o povo de Deus devia viajar a Jerusalém para levar os dízimos e as ofertas e para louvar e adorar a Deus. Então, os levitas distribuíam o dízimo a seus irmãos por toda a terra de Israel (2Cr 31:11-21; Ne 12:44-47; 13:8-14). Em harmonia com o princípio bíblico da casa do Tesouro, a Igreja Adventista do Sétimo Dia designou as Associações, Missões e Uniões de igrejas como casas do Tesouro em nome da igreja mundial, a partir das quais o ministério é pago.

Os membros levam seus dízimos e ofertas à igreja local como parte da sua experiência de adoração, mesmo que alguns doem por meio de transferências bancárias. Os tesoureiros locais, então, encaminham o dízimo para a tesouraria da Associação. Esse sistema de administração do dízimo, delineado e ordenado por Deus, tem permitido que a Igreja Adventista do Sétimo Dia tenha um impacto mundial crescente.

Se todos devolvessem o dízimo a quem quisessem, a obra da igreja seria prejudicada. Por que essa prática seria ruim e contrária às Escrituras?

Segunda-feira, 16 de janeiro de 2023. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico
_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Admistradores fieis: à espera do Mestre. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 511, jan. fev. mar. 2023. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Onde está Deus?

Guerra no Céu

Nosso Sumo Sacerdote