Ouvir com atenção

 Lições da Bíblia1

O livro de Deuteronômio é a versão impressa das mensagens de despedida de Moisés para a segunda geração de israelitas após os quarenta anos de peregrinação no deserto. Essas mensagens foram transmitidas nas planícies de Moabe, a leste de Jericó. Deuteronômio foi apropriadamente chamado de “O livro da memória”.

Nele, Moisés revisou a forma fiel com que Deus lidou com Israel. O patriarca narrou as viagens desde o Monte Sinai a Cades Barneia, no limiar da terra prometida, bem como a rebelião e os 40 anos de peregrinação no deserto. Ele reafirmou os Dez Mandamentos, o requisito do dízimo e a previsão da futura Casa do Tesouro, o santuário de Deus. Mas o foco de Deuteronômio é o conselho para obedecer a Deus e receber Suas bênçãos. Moisés retratou Deus como Aquele que pode e quer cuidar de Seu povo.

2. Leia Deuteronômio 28:1–14. Que grandes bênçãos foram prometidas a Israel? O que o povo devia fazer para recebê-las?

Deuteronômio 28:1–14 (ARA)2: “1 Se atentamente ouvires a voz do Senhor, teu Deus, tendo cuidado de guardar todos os seus mandamentos que hoje te ordeno, o Senhor, teu Deus, te exaltará sobre todas as nações da terra. 2 Se ouvires a voz do Senhor, teu Deus, virão sobre ti e te alcançarão todas estas bênçãos: 3 Bendito serás tu na cidade e bendito serás no campo. 4 Bendito o fruto do teu ventre, e o fruto da tua terra, e o fruto dos teus animais, e as crias das tuas vacas e das tuas ovelhas. 5 Bendito o teu cesto e a tua amassadeira. 6 Bendito serás ao entrares e bendito, ao saíres. 7 O Senhor fará que sejam derrotados na tua presença os inimigos que se levantarem contra ti; por um caminho, sairão contra ti, mas, por sete caminhos, fugirão da tua presença. 8 O Senhor determinará que a bênção esteja nos teus celeiros e em tudo o que colocares a mão; e te abençoará na terra que te dá o Senhor, teu Deus. O Senhor te constituirá para si em povo santo, como te tem jurado, quando guardares os mandamentos do Senhor, teu Deus, e andares nos seus caminhos. 10 E todos os povos da terra verão que és chamado pelo nome do Senhor e terão medo de ti. 11 O Senhor te dará abundância de bens no fruto do teu ventre, no fruto dos teus animais e no fruto do teu solo, na terra que o Senhor, sob juramento a teus pais, prometeu dar-te. 12 O Senhor te abrirá o seu bom tesouro, o céu, para dar chuva à tua terra no seu tempo e para abençoar toda obra das tuas mãos; emprestarás a muitas gentes, porém tu não tomarás emprestado. 13 O Senhor te porá por cabeça e não por cauda; e só estarás em cima e não debaixo, se obedeceres aos mandamentos do Senhor, teu Deus, que hoje te ordeno, para os guardar e cumprir. 14 Não te desviarás de todas as palavras que hoje te ordeno, nem para a direita nem para a esquerda, seguindo outros deuses, para os servires.

Moisés estava ávido para que os israelitas entendessem que Deus tinha em mente para eles bênçãos maravilhosas, até mesmo milagrosas. Suas palavras: “Se vocês ouvirem atentamente”, os deixaram cientes de que o destino eterno do povo estava em jogo ali. Que manifestação poderosa da realidade do livre-arbítrio! Eles eram Sua nação escolhida, recebedores de grandes bênçãos e de grandes promessas, mas essas bênçãos e promessas não eram incondicionais. Elas precisavam ser aceitas, recebidas e, além disso, o povo devia agir com base nelas.

Nada do que Deus havia pedido era demasiadamente difícil. “Porque este mandamento que hoje lhes ordeno não é demasiadamente difícil, nem está longe de vocês. Não está no Céu, para que tenham de dizer: Quem subirá até o Céu por nós, para nos trazer o mandamento e anunciá-lo a nós, para que o cumpramos? […] Pois esta palavra está bem perto de vocês, na sua boca e no seu coração, para que vocês a cumpram” (Dt 30:11-14).

Além das bênçãos, havia as advertências das maldições que lhes sobreviriam caso desobedecessem (Dt 28:15-68), isto é, as consequências de seu pecado e rebelião.

O que significa para nós “ouvir atentamente” o que Deus nos diz que façamos?

Segunda-feira, 09 de janeiro de 2023. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico
_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Admistradores fieis: à espera do Mestre. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 511, jan. fev. mar. 2023. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos