Responsabilidades dos membros da família de Deus

 Lições da Bíblia1

Todos desfrutamos das bênçãos e dos dons espirituais e temporais que Deus nos concede. É muito confortador saber, também, que somos “parte da família”.

5. O que significa amar a Deus de todo o coração? Dt 6:5; Mt 22:37

Dt 6:5 (ARA)2: “Amarás, pois, o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de toda a tua força.

Mt 22:37 (ARA)2: “Respondeu-lhe Jesus: Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento.

Como amar a Deus “de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento” (Mt 22:37)? A resposta bíblica não é a que a maioria espera.

6. Leia Deuteronômio 10:12, 13; 1 João 5:3. Biblicamente, qual deve ser nossa atitude com base no relacionamento de amor com Deus?

Deuteronômio 10:12, 13 (ARA)2: “12 Agora, pois, ó Israel, que é que o Senhor requer de ti? Não é que temas o Senhor, teu Deus, e andes em todos os seus caminhos, e o ames, e sirvas ao Senhor, teu Deus, de todo o teu coração e de toda a tua alma, 13 para guardares os mandamentos do Senhor e os seus estatutos que hoje te ordeno, para o teu bem?

1 João 5:3 (ARA)2: “Porque este é o amor de Deus: que guardemos os seus mandamentos; ora, os seus mandamentos não são penosos,

Observar a lei? Obedecer aos mandamentos? Infelizmente, para muitos cristãos, a ideia de obedecer à lei (em especial ao quarto mandamento) é legalismo, e eles afirmam que somos chamados, simplesmente, a amar a Deus e ao próximo como a nós mesmos. No entanto, Deus é claro: revelamos nosso amor a Deus e ao próximo, sim, obedecendo aos Seus mandamentos.

“Porque este é o amor de Deus: que guardemos os Seus mandamentos” (1Jo 5:3). Estamos acostumados a considerar esse verso assim: amamos a Deus e, portanto, guardamos Seus mandamentos. Mas talvez também possamos lê-lo desta forma: “este é o amor de Deus”, isto é, conhecemos e experimentamos o amor de Deus ao observar Seus mandamentos.

Em Mateus 7:21-27, Jesus disse que os que ouvem e praticam as palavras de Deus são comparados a um sábio construtor que construiu sua casa sobre a rocha. Aqueles que ouvem, mas não obedecem, são comparados a um construtor tolo que construiu sua casa na areia – com resultados desastrosos. Ambos ouviram a palavra; um obedeceu, o outro não. Os resultados fizeram a diferença entre a vida e a morte.

Pense na ligação entre amar a Deus e obedecer à lei. Por que o amor a Deus seria expresso dessa maneira? Por que a guarda dos mandamentos revela esse amor? (Dica: pense nos efeitos da desobediência à Sua lei).

Quarta-feira, 04 de janeiro de 2023. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico
_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Admistradores fieis: à espera do Mestre. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 511, jan. fev. mar. 2023. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos