Seguindo conselhos piedosos
Lições da Bíblia1
Somos seres materiais e vivemos em um mundo material, que, às vezes, pode ser muito sedutor. Você teria que ser feito de aço e óleo sintético, não de carne e osso, para não sentir, às vezes, a atração por bens materiais e o desejo de riqueza. Em um momento ou outro, quem não teve a fantasia de ser rico ou ganhar na loteria?
Embora todos enfrentemos isso, e não haja nada de errado em trabalhar duro para ter uma vida melhor ou mesmo ser rico, ninguém deveria sucumbir à armadilha de tornar o dinheiro, a riqueza e os bens materiais em ídolos. Temos a promessa do poder divino para permanecer fiel ao que sabemos ser certo. Isso é importante, porque a tentação da riqueza e das posses materiais levaram muitas pessoas à ruína.
2. Leia Mateus 6:24 e 1 João 2:15. Embora expressado de forma diferente, qual é o tema comum nessas passagens?
Mateus 6:24 (ARA)2: “Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de aborrecer-se de um e amar ao outro, ou se devotará a um e desprezará ao outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas.”
1 João 2:15 (ARA)2: “Não ameis o mundo nem as coisas que há no mundo. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele;”
Infelizmente, o amor pelo mundo pode ser tão forte que as pessoas se endividarão para satisfazer, como esperam, esse amor (e ele nunca é satisfeito; ver Ec 4:8). E como a dívida é uma das redes que Satanás coloca para as pessoas, faz sentido que Deus queira ver Seus filhos livres de dívidas. Ele nos deu conselhos por meio da Bíblia e do dom profético que nos levarão à liberdade financeira.
3. Leia o Salmo 50:14, 15. Com que atitude o povo de Deus deve viver? O que significa a frase “cumpra os seus votos”?
Salmo 50:14, 15 (ARA)2: “14 Oferece a Deus sacrifício de ações de graças e cumpre os teus votos para com o Altíssimo; 15 invoca-me no dia da angústia; eu te livrarei, e tu me glorificarás.”
No ponto 9 (de 13) em nossos votos batismais, perguntamos: “Crê na organização da Igreja? É seu propósito adorar a Deus e sustentar a Igreja com seus dízimos e ofertas e com seu esforço pessoal e sua influência?” (Manual da Igreja, p. 48). Sendo adventistas do sétimo dia, todos nós dissemos sim. Portanto, esse texto (Sl 50:14, 15) é uma promessa para aqueles que oferecem ação de graças a Deus e estão fielmente cumprindo seus votos.
O que suas escolhas dizem sobre como você lida com as atrações do mundo? Por que trabalhar arduamente para ter uma vida melhor não é necessariamente a mesma coisa que fazer da riqueza ou do dinheiro um ídolo? Como podemos determinar a diferença?
Segunda-feira, 30 de janeiro de 2023. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico.
_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Administradores fiéis: à espera do Mestre. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 511, jan. fev. mar. 2023. Adulto, Professor.
2 BÍBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.
Comentários
Postar um comentário
Escreva a sua opinião sobre o tema.