A bênção do trabalho

Lições da Bíblia1

A menos que a pessoa seja rica, ou beneficiária de um fundo monetário que os pais criaram para que ela nunca tivesse que trabalhar, mais cedo ou mais tarde vai precisar trabalhar. Na verdade, em muitas histórias, o dinheiro de herança destinado a ser uma bênção, leva à tragédia e à pobreza. O ideal é encontrar algo que gostamos de fazer e que proporcione o sustento, ser capacitado nessa área e atuar nisso ao longo da vida. Esse é o ideal, mas nem sempre acontece assim.

3. Leia Gênesis 2:15 (veja também Ec 9:10 e 2Ts 3:8-10). Antes da entrada do pecado, Deus designou o trabalho para Adão e Eva. O que significa esse fato? Como isso explicaria por que alguns que nunca tiveram que trabalhar consideraram sua situação uma maldição?

Gn 2:15 (ARA)2: “Tomou, pois, o Senhor Deus ao homem e o colocou no jardim do Éden para o cultivar e o guardar.

Ec 9:10 (ARA)2: “Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças, porque no além, para onde tu vais, não há obra, nem projetos, nem conhecimento, nem sabedoria alguma.”

2Ts 3:8-10 (ARA)2: “8 nem jamais comemos pão à custa de outrem; pelo contrário, em labor e fadiga, de noite e de dia, trabalhamos, a fim de não sermos pesados a nenhum de vós; 9 não porque não tivéssemos esse direito, mas por termos em vista oferecer-vos exemplo em nós mesmos, para nos imitardes. 10 Porque, quando ainda convosco, vos ordenamos isto: se alguém não quer trabalhar, também não coma.

O trabalho não foi uma punição, obviamente. Foi projetado para o bem dos seres humanos. Ou seja, mesmo no paraíso, mesmo em um mundo em que nenhum pecado, nenhuma morte e nenhum sofrimento existiam, Deus sabia que os seres humanos precisavam trabalhar.

“E a Adão foi dado o trabalho de cuidar do jardim. O Criador sabia que Adão não poderia ser feliz sem uma ocupação. A beleza do jardim o encantava, mas isso não era suficiente. Ele precisava ter trabalho que chamasse ao exercício os maravilhosos órgãos do corpo. Se a felicidade tivesse consistido em não fazer nada, o homem, em seu estado de inocência, teria sido deixado sem ocupação. Mas Aquele que criou o homem sabia o que seria para sua felicidade; e assim que o criou designou-lhe um trabalho. A promessa da glória futura e o decreto de que o homem deve trabalhar pelo pão de cada dia vieram do mesmo trono” (Ellen G. White, Nossa Alta Vocação, p. 219).

No entanto, mesmo após a queda, quando (como todos os outros aspectos da vida) o trabalho tinha sido contaminado pelo pecado, Deus disse a Adão: “Maldita é a terra por sua causa; em fadigas você obterá dela o sustento durante os dias de sua vida” (Gn 3:17). Note que Deus amaldiçoou a terra por “sua causa”, pelo bem de Adão, com a ideia de que ele precisaria do trabalho, especialmente como um ser caído.

O que há no trabalho que deve torná-lo uma bênção para nós?

Segunda-feira, 20 de fevereiro de 2023. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico
_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Administradores fiéis: à espera do Mestre. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 511, jan. fev. mar. 2023. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos