Ajuntem tesouros no Céu - Estudo adicional

 Lições da Bíblia1

Deus honrou Sua parte na aliança abençoando Abraão, o qual honrou a Deus não ajuntando tesouros nesta Terra. “A herança que Deus prometeu a Seu povo não está neste mundo. Abraão não teve possessão na Terra, nem ainda o espaço de um pé (At 7:5). Ele possuía muitos recursos, e deles fazia uso para a glória de Deus e para o bem de seus semelhantes; mas não olhava para este mundo como sua pátria.

“O Senhor o chamara para deixar seus compatriotas idólatras, com a promessa de dar-lhe a terra de Canaã para sempre; no entanto, nem ele nem seu filho, nem o filho de seu filho, a recebeu. Quando Abraão quis um lugar para sepultar seus mortos, teve de comprá-lo dos cananeus. Sua única posse na terra da promessa foi aquele túmulo cavado na pedra, na caverna de Macpela” (Ellen G. White, Patriarcas e Profetas, p. 135).

Às vezes somos tentados a ir em direção à riqueza e ao lazer. É preciso fé para praticar a gratificação adiada. “O majestoso palácio do faraó e o trono foram apresentados como uma forma de sedução a Moisés; mas ele sabia que era nas formas e costumes das cortes que estavam entronados os prazeres pecaminosos que fazem o povo se esquecer de Deus. Ele olhava para além do lindo palácio, para além da coroa, podendo ver as mais altas honras que os santos do Altíssimo receberão em um reino incontaminado pelo pecado. Pela fé, ele viu uma coroa incorruptível que o Rei do Céu colocará na cabeça do vencedor. Essa fé levou Moisés a se desviar dos nobres da Terra e se unir à nação humilde, pobre e desprezada que havia preferido obedecer a Deus em lugar de servir ao pecado” (Ellen G. White, Patriarcas e Profetas, p. 206).

Perguntas para consideração

No fim, o que acontecerá com nossas posses? (2Pe 3:10 [“Virá, entretanto, como ladrão, o Dia do Senhor, no qual os céus passarão com estrepitoso estrondo, e os elementos se desfarão abrasados; também a terra e as obras que nela existem serão atingidas.”]2). O que pode ocorrer com elas antes do fim? (Mt 6:20 [“mas ajuntai para vós outros tesouros no céu, onde traça nem ferrugem corrói, e onde ladrões não escavam, nem roubam;”]2). Por que devemos manter tudo na perspectiva adequada?

Jesus alertou contra “a fascinação da riqueza” (Mc 4:19 [“mas os cuidados do mundo, a fascinação da riqueza e as demais ambições, concorrendo, sufocam a palavraficando ela infrutífera.”]2). As riquezas nos enganam?

Moisés poderia ter justificado a decisão de ficar no Egito em vez de deixar tudo para trás a fim de fugir com um grupo de escravos? O que motivou a escolha dele?

Quinta-feira, 10 de fevereiro de 2023. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico
_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Administradores fiéis: à espera do Mestre. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 511, jan. fev. mar. 2023. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos