De enganador a príncipe

 Lições da Bíblia1

Jacó amava a Deus, mas se sujeitou a conspirar com sua mãe para enganar seu pai e ganhar a bênção. Por isso, teve que fugir para evitar a morte. Rebeca disse a ele: “Fuja para a casa de Labão […]. Fique com ele alguns dias, até que passe o furor de seu irmão […]. Quando isso acontecer, enviarei alguém para trazer você de volta” (Gn 27:43-45). Jacó esteve fora de casa durante 20 anos, e nunca mais viu o rosto da mãe.

6. Leia Gênesis 32:22-31. O que aconteceu com Jacó? Que lições aprendemos sobre a graça, apesar das nossas decisões erradas?

Gênesis 32:22-31 (ARA)2: “22 Levantou-se naquela mesma noite, tomou suas duas mulheres, suas duas servas e seus onze filhos e transpôs o vau de Jaboque. 23 Tomou-os e fê-los passar o ribeiro; fez passar tudo o que lhe pertencia, 24 ficando ele só; e lutava com ele um homem, até ao romper do dia. 25 Vendo este que não podia com ele, tocou-lhe na articulação da coxa; deslocou-se a junta da coxa de Jacó, na luta com o homem. 26 Disse este: Deixa-me ir, pois já rompeu o dia. Respondeu Jacó: Não te deixarei ir se me não abençoares. 27 Perguntou-lhe, pois: Como te chamas? Ele respondeu: Jacó. 28 Então, disse: Já não te chamarás Jacó, e sim Israel, pois como príncipe lutaste com Deus e com os homens e prevaleceste. 29 Tornou Jacó: Dize, rogo-te, como te chamas? Respondeu ele: Por que perguntas pelo meu nome? E o abençoou ali. 30 Àquele lugar chamou Jacó Peniel, pois disse: Vi a Deus face a face, e a minha vida foi salva. 31 Nasceu-lhe o sol, quando ele atravessava Peniel; e manquejava de uma coxa.”

“Pela humilhação, arrependimento e entrega de si mesmo, esse pecador falível e mortal prevaleceu diante da Majestade do Céu. Havia firmado suas mãos trêmulas nas promessas de Deus, e o coração do Amor infinito não podia desviar a súplica do pecador.

“O erro que determinara o pecado de Jacó ao obter pela fraude a primogenitura estava agora apresentado claramente diante dele. Não havia confiado nas promessas de Deus, mas procurara pelos próprios esforços efetuar aquilo que Deus teria cumprido no tempo e da maneira Dele. Como prova de que fora perdoado, seu nome foi mudado de um que lembrava seu pecado para outro que comemorava sua vitória. ‘Já não te chamarás Jacó [‘suplantador’]’, disse o Anjo, “e sim Israel, pois como príncipe lutaste com Deus e com os homens e prevaleceste” (Gn 32:28).

“Jacó tinha recebido a bênção que seu coração havia desejado. Seu pecado como usurpador e enganador fora perdoado” (Ellen G. White, Patriarcas e Profetas, p. 160, 161).

7. Leia Gênesis 49:29-33. Embora Jacó não tivesse mais propriedades em Canaã, que instruções deu sobre seu sepultamento? Quais pessoas estão sepultadas naquela caverna? Por que Jacó fez esse pedido?

Gênesis 49:29-33 (ARA)2: “29 Depois, lhes ordenou, dizendo: Eu me reúno ao meu povo; sepultai-me, com meus pais, na caverna que está no campo de Efrom, o heteu, 30 na caverna que está no campo de Macpela, fronteiro a Manre, na terra de Canaã, a qual Abraão comprou de Efrom com aquele campo, em posse de sepultura. 31 Ali sepultaram Abraão e Sara, sua mulher; ali sepultaram Isaque e Rebeca, sua mulher; e ali sepultei Lia; 32 o campo e a caverna que nele está, comprados aos filhos de Hete. 33 Tendo Jacó acabado de dar determinações a seus filhos, recolheu os pés na cama, e expirou, e foi reunido ao seu povo.”

Os três patriarcas e suas esposas estão sepultados na mesma caverna. Jacó confiava em Deus e se considerava estrangeiro e peregrino na Terra (Hb 11:13). Apesar dos erros, ele saiu de casa sem nada, mas voltou para Canaã rico.

Apesar de nossos erros, Deus pode nos abençoar. No entanto, seria bom evitar as faltas. Que decisões você terá que tomar? Como evitar escolhas erradas?

Quarta-feira, 08 de fevereiro de 2023. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico
_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Administradores fiéis: à espera do Mestre. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 511, jan. fev. mar. 2023. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos