Noé achou graça

 Lições da Bíblia1

Os que buscam tesouros celestiais são frequentemente chamados por Deus para fazer grandes mudanças de vida na Terra. Prepare-se para enfrentá-las, se necessário.

1. Leia Gênesis 6:5-14. Por quais mudanças radicais passou Noé como resultado de obedecer a Deus? Que princípios há nesses versos para nós que vivemos em um mundo que precisa ser avisado sobre a destruição iminente?

Gênesis 6:5-14 (ARA)2: “5 Viu o Senhor que a maldade do homem se havia multiplicado na terra e que era continuamente mau todo desígnio do seu coração; 6 então, se arrependeu o Senhor de ter feito o homem na terra, e isso lhe pesou no coração. 7 Disse o Senhor: Farei desaparecer da face da terra o homem que criei, o homem e o animal, os répteis e as aves dos céus; porque me arrependo de os haver feito. 8 Porém Noé achou graça diante do Senhor. 9 Eis a história de Noé. Noé era homem justo e íntegro entre os seus contemporâneos; Noé andava com Deus10 Gerou três filhos: Sem, Cam e Jafé. 11 A terra estava corrompida à vista de Deus e cheia de violência. 12 Viu Deus a terra, e eis que estava corrompida; porque todo ser vivente havia corrompido o seu caminho na terra. 13 Então, disse Deus a Noé: Resolvi dar cabo de toda carne, porque a terra está cheia da violência dos homens; eis que os farei perecer juntamente com a terra. 14 Faze uma arca de tábuas de cipreste; nela farás compartimentos e a calafetarás com betume por dentro e por fora.

Noé poderia ter gasto seu tempo e recursos construindo uma casa para si mesmo, mas escolheu fazer uma mudança drástica em sua vida e passar 120 anos seguindo o chamado de Deus para construir a arca.

Muitos céticos classificam a história do dilúvio como um mito, com base em especulações científicas sobre as leis da natureza. Isso não é novidade. “O mundo antediluviano raciocinava que durante séculos as leis da natureza haviam sido fixas. As estações periódicas tinham vindo em sua ordem. Até ali nunca havia caído chuva. A terra era regada por uma neblina, uma espécie de orvalho. Os rios jamais haviam passado seus limites, mas com segurança tinham levado suas águas para o mar. Imutáveis decretos haviam impedido as águas de transbordarem” (Ellen G. White, Patriarcas e Profetas, p. 96). Antes do dilúvio, as pessoas argumentavam que jamais poderia ocorrer uma inundação, com base em uma compreensão defeituosa da realidade; após o dilúvio, da mesma forma, argumentam que ele nunca aconteceu.

A Bíblia diz também que as pessoas serão céticas em relação aos eventos do tempo do fim, como foi no tempo do dilúvio (2Pe 3:3-7). De que forma podemos nos preparar para o futuro? Há uma decisão consciente chamada “gratificação adiada”, que significa basicamente fazer com paciência a obra de Deus na esperança de uma recompensa futura. Não sabemos quando Cristo voltará. Em certo sentido, não importa. O que importa é que, como Noé, façamos o que Deus nos pede enquanto aguardamos a promessa, mesmo que, como foi com Noé, isso traga mudanças radicais à nossa vida.

Você estaria pronto para realizar uma grande mudança em sua vida se, como Noé, fosse chamado por Deus a fazer exatamente isso? (veja Lc 16:10 [“Quem é fiel no pouco também é fiel no muito; e quem é injusto no pouco também é injusto no muito.”])

Domingo, 05 de fevereiro de 2023. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico
_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Administradores fiéis: à espera do Mestre. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 511, jan. fev. mar. 2023. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos