O que é importante em primeiro lugar

 Lições da Bíblia1

1. Leia Eclesiastes 12:1. Qual é a mensagem para nós nesse texto?

Eclesiastes 12:1 (ARA)2: “Lembra-te do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos dos quais dirás: Não tenho neles prazer;”

À medida que a juventude amadurece, surgem pensamentos sobre o suprimento das necessidades básicas – alimento, roupas e abrigo. Jesus mostrou como priorizar nossas necessidades: “Busquem em primeiro lugar o Reino de Deus e a Sua justiça, e todas estas coisas lhes serão acrescentadas” (Mt 6:33). Para os mais velhos que não fizeram a escolha por Jesus quando eram jovens, ainda há tempo de tomar as decisões certas sobre mordomia cristã.

Como vimos em Gênesis 28:20-22, Jacó tinha feito algumas escolhas importantes, nos aspectos espirituais e financeiros. Em visão, o Senhor apresentou-Se a Jacó como “O Senhor, Deus de Abraão, seu pai, e Deus de Isaque” (Gn 28:13). Por isso, como parte de seu voto a Deus, Jacó disse: “Então o Senhor será o meu Deus” (Gn 28:21).

2. Leia Gênesis 29:9-20. O que há de importante no tempo desse evento da vida de Jacó?

Gênesis 29:9-20 (ARA)2: “9 Falava-lhes ainda, quando chegou Raquel com as ovelhas de seu pai; porque era pastora. 10 Tendo visto Jacó a Raquel, filha de Labão, irmão de sua mãe, e as ovelhas de Labão, chegou-se, removeu a pedra da boca do poço e deu de beber ao rebanho de Labão, irmão de sua mãe. 11 Feito isso, Jacó beijou a Raquel e, erguendo a voz, chorou. 12 Então, contou Jacó a Raquel que ele era parente de seu pai, pois era filho de Rebeca; ela correu e o comunicou a seu pai. 13 Tendo Labão ouvido as novas de Jacó, filho de sua irmã, correu-lhe ao encontro, abraçou-o, beijou-o e o levou para casa. E contou Jacó a Labão os acontecimentos de sua viagem. 14 Disse-lhe Labão: De fato, és meu osso e minha carne. E Jacó, pelo espaço de um mês, permaneceu com ele. 15 Depois, disse Labão a Jacó: Acaso, por seres meu parente, irás servir-me de graça? Dize-me, qual será o teu salário? 16 Ora, Labão tinha duas filhas: Lia, a mais velha, e Raquel, a mais moça. 17 Lia tinha os olhos baços, porém Raquel era formosa de porte e de semblante.18 Jacó amava a Raquel e disse: Sete anos te servirei por tua filha mais moça, Raquel. 19 Respondeu Labão: Melhor é que eu ta dê, em vez de dá-la a outro homem; fica, pois, comigo. 20 Assim, por amor a Raquel, serviu Jacó sete anos; e estes lhe pareceram como poucos dias, pelo muito que a amava.”

Depois que Jacó fez seus compromissos espirituais e financeiros com Deus, o Senhor o dirigiu ao encontro de Raquel no poço (Gn 29:9-20). É apropriado tomar a decisão espiritual e a decisão de vida antes do compromisso com o casamento. O futuro cônjuge deve saber em que está se envolvendo. A pessoa é um cristão comprometido? Em que tipo de trabalho ele se envolverá? Ele será professor, enfermeiro, advogado ou operário? Com que tipo de vida vou me comprometer? Outras perguntas que precisam de respostas antes do compromisso matrimonial são: Que nível de educação foi concluído? Haverá dívida contraída nesse casamento? Estou disposto a aceitar essa situação como parte da minha responsabilidade?

Leia 2 Coríntios 6:14, 15 [“14 Não vos ponhais em jugo desigual com os incrédulos; porquanto que sociedade pode haver entre a justiça e a iniquidade? Ou que comunhão, da luz com as trevas? 15 Que harmonia, entre Cristo e o Maligno? Ou que união, do crente com o incrédulo?”]. Por que é tão importante considerar esse princípio quando se procura um parceiro para a vida? Embora isso não garanta um bom casamento, por que ajudaria a melhorar as chances de um bom casamento?

Domingo, 19 de fevereiro de 2023. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico
_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Administradores fiéis: à espera do Mestre. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 511, jan. fev. mar. 2023. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos