O supremo pecado original?

 Lições da Bíblia1

Com frequência surge a pergunta, e é compreensível, sobre como o pecado surgiu no Universo de Deus. Entendemos como, ao menos de certa forma. E o cerne da questão foi a cobiça. Portanto, talvez ela seja o pecado original supremo.

1. Leia Isaías 14:12-14. Quais indícios são dados sobre a queda de Lúcifer? Como a cobiça teve um papel crucial na queda desse anjo?

Isaías 14:12-14 (ARA)2: “12 Como caíste do céu, ó estrela da manhã, filho da alva! Como foste lançado por terra, tu que debilitavas as nações! 13 Tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu; acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono e no monte da congregação me assentarei, nas extremidades do Norte; 14 subirei acima das mais altas nuvens e serei semelhante ao Altíssimo.

“Descontente com a posição que ocupava, apesar de ser mais honrado do que a hoste celestial, ousou cobiçar a homenagem devida somente ao Criador. Em vez de procurar fazer com que Deus fosse o alvo supremo das afeições e fidelidade de todos os seres criados, seu esforço consistiu em obter para si o serviço e a lealdade deles. E, cobiçando a glória que o infinito Pai havia conferido ao Seu Filho, esse príncipe dos anjos aspirou ao poder que era a prerrogativa de Cristo unicamente” (Ellen G. White, Patriarcas e Profetas, p. 11).

2. Leia Efésios 5:5 e Colossenses 3:5. Com o que Paulo comparou a cobiça, e por quê?

Efésios 5:5 (ARA)2: “Sabei, pois, isto: nenhum incontinente, ou impuro, ou avarento, que é idólatra, tem herança no reino de Cristo e de Deus.”

Colossenses 3:5 (ARA)2: “Fazei, pois, morrer a vossa natureza terrena: prostituição, impureza, paixão lasciva, desejo malignoe a avareza, que é idolatria;”

É impressionante que Paulo comparou por duas vezes a cobiça com a idolatria. As pessoas praticam idolatria quando adoram, ou seja, dedicam a vida a algo diferente de Deus, a algo criado, em vez de adorar o Criador (Rm 1:25). Cobiçar poderia ser, então, querer algo que não se deve ter, de tal maneira que o desejo por isso, em lugar do Senhor, se torna o foco do coração?

Sem dúvida, a princípio Lúcifer não sabia aonde seus desejos errados o levariam. E isso pode acontecer conosco. O mandamento contra a cobiça, o único que lida apenas com pensamentos, pode nos impedir de cometer atos que levarão à violação de outros mandamentos (veja, por exemplo, 2Sm 11).

Leia 1 Timóteo 6:6, 7 [“6 De fato, grande fonte de lucro é a piedade com o contentamento. 7 Porque nada temos trazido para o mundo, nem coisa alguma podemos levar dele.”]. Refletir sobre essas palavras de Paulo nos protege da cobiça?

Domingo, 26 de fevereiro de 2023. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico
_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Administradores fiéis: à espera do Mestre. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 511, jan. fev. mar. 2023. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos