Os anos de labor e os filhos

 Lições da Bíblia1

Deus pretendia que os seres humanos trabalhassem. Os anos de trabalho geralmente duram cerca de 40 anos. Para muitas pessoas, esse é o tempo em que as crianças estão sendo criadas e educadas e quando a casa e outras grandes aquisições são feitas. Esse pode ser um período muito intenso financeiramente. É uma época muito delicada porque a família está aprendendo a trabalhar em conjunto, e seus membros estão criando laços duradouros. O estresse financeiro pode destruir a união nesse momento, e com frequência o faz. São muito mais estáveis famílias em que ambas as partes têm um compromisso cristão e estão dispostas a seguir princípios bíblicos.

4. Leia 1 Timóteo 5:8; Provérbios 14:23; Colossenses 3:23, 24. Que pontos importantes podemos extrair desses textos sobre finanças no lar?

1 Timóteo 5:8 (ARA)2: “Ora, se alguém não tem cuidado dos seus e especialmente dos da própria casa, tem negado a fé e é pior do que o descrente.”

Provérbios 14:23 (ARA)2: “Em todo trabalho há proveito; meras palavras, porém, levam à penúria.”

Colossenses 3:23, 24 (ARA)2: “23 Tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como para o Senhor e não para homens, 24 cientes de que recebereis do Senhor a recompensa da herança. A Cristo, o Senhor, é que estais servindo;”

Em muitos casos, o marido é o principal provedor, embora muitas vezes ambos os cônjuges trabalhem. Podem surgir circunstâncias inesperadas que dificultem esse ideal (doença, crises econômicas, entre outras). As pessoas precisam, então, se ajustar de acordo com a situação.

Os filhos que nascem nesse tempo são chamados de “herança do Senhor” (Sl 127:3). Devemos lembrar que os filhos trazem aos pais uma responsabilidade incrível. O objetivo dos cristãos é treinar seus filhos para que se tornem independentes e preparados para a vida por vir. Aqui estão três pontos que podem ajudar os pais:

Ofereça um ambiente cristão. Isso inclui culto familiar regular e interessante, Escola Sabatina, frequência à igreja, fidelidade nos dízimos e ofertas. São ótimos hábitos para se formar no início da vida.

Ensine a disposição para trabalhar e o apreço por isso. As crianças descobrirão que a diligência e a integridade no trabalho são sempre notadas e recompensadas. Eles vão aprender que o dinheiro é o resultado do tempo que doamos aos outros, realizando tarefas que são valiosas para eles.

Garanta uma boa educação cristã. Vale a pena investir em escolas de qualidade, pois os pais sábios planejam para esta vida e para a vida eterna.

Não importa o que se faça, não temos garantia da direção que nossos filhos tomarão. Por que é importante que os pais não se culpem pelas escolhas erradas de seus filhos?

Terça-feira, 21 de fevereiro de 2023. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico
_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Administradores fiéis: à espera do Mestre. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 511, jan. fev. mar. 2023. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos