Trabalhando com integridade

 Lições da Bíblia1

Outra fase de uma vida “bem-sucedida”, a última fase, tem o potencial de ser a mais agradável – se as decisões dos anos anteriores foram sábias e não arruinadas por imprevistos. Em uma situação ideal, os filhos se tornaram adultos independentes, o imóvel está quitado, as necessidades de transporte são satisfeitas, não há dívidas e há um fluxo de renda suficiente para as necessidades dos familiares idosos.

Deus chama Seus filhos para um padrão mais elevado no trabalho e na vida. Esse padrão é a lei de Deus escrita no coração (Jr 31:33) e refletida em nosso caráter. À medida que a sociedade se corrói e o ensino cristão é diluído e minimizado, ele se tornará ainda mais importante a fim de que o cristão viva e trabalhe em um nível que esteja acima da censura. A Bíblia diz: “Mais vale o bom nome do que as muitas riquezas; ser estimado é melhor do que a prata e o ouro” (Pv 22:1).

A Bíblia registra casos de senhores que reconheceram que foram abençoados por terem tido servos piedosos. Quando Jacó desejou deixar Labão e voltar para sua terra natal, seu sogro lhe pediu que não fosse: “Se puder me fazer este favor, peço que fique comigo. Descobri por meio de adivinhações que o Senhor Deus me abençoou por causa de você” (Gn 30:27). Quando José foi vendido para o Egito, Potifar fez uma observação semelhante sobre o trabalho de José e o recompensou de acordo com isso.

5. Leia Gênesis 39:2-5. Embora o texto não mencione os detalhes, o que José deve ter feito para que seu mestre o tivesse em tão alta conta?

Gênesis 39:2-5 (ARA)2: “2 O Senhor era com José, que veio a ser homem próspero; e estava na casa de seu senhor egípcio. 3 Vendo Potifar que o Senhor era com ele e que tudo o que ele fazia o Senhor prosperava em suas mãos, 4 logrou José mercê perante ele, a quem servia; e ele o pôs por mordomo de sua casa e lhe passou às mãos tudo o que tinha. 5 E, desde que o fizera mordomo de sua casa e sobre tudo o que tinha, o Senhor abençoou a casa do egípcio por amor de José; a bênção do Senhor estava sobre tudo o que tinha, tanto em casa como no campo.

“Portanto, se vocês comem, ou bebem ou fazem qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus” (1Co 10:31). Por isso, no trabalho, na gestão financeira e em tudo que façamos, devemos buscar a glória de Deus. Ele é o único que nos dá o conhecimento e a força para ter sucesso na vida. “Teu, Senhor, é o poder, a grandeza, a honra, a vitória e a majestade, porque Teu é tudo o que há nos Céus e na Terra. Teu, Senhor, é o reino, e Tu Te exaltaste como chefe sobre todos. Riquezas e glória vêm de Ti. Tu dominas sobre tudo, e na Tua mão há força e poder. Contigo está o engrandecer e dar força a todos” (1Cr 29:11, 12).

Que princípios você segue, não apenas no trabalho, mas na vida em geral? Que mudanças você precisa fazer?

Quarta-feira, 22 de fevereiro de 2023. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico
_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Administradores fiéis: à espera do Mestre. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 511, jan. fev. mar. 2023. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos