A batalha no Céu de Jesus
Lições da Bíblia1
A conflito de longa data entre o bem e o mal, que começou no Céu, mas apocalipse 12 apresenta uma série de episódios dramáticos, retratos do terminará na Terra. Esses episódios nos levam ao fluxo do tempo, desde a cena inicial da rebelião de Satanás no Céu até seus ataques ferozes ao povo de Deus nos últimos dias.
1. Apocalipse 12:7-9 descreve esse conflito cósmico entre o bem e o mal. Como algo assim poderia ter acontecido no Céu? O que esses versos sugerem sobre a realidade do livre-arbítrio?
Apocalipse 12:7-9 (ARA)2: “7 Houve peleja no céu. Miguel e os seus anjos pelejaram contra o dragão. Também pelejaram o dragão e seus anjos; 8 todavia, não prevaleceram; nem mais se achou no céu o lugar deles. 9 E foi expulso o grande dragão, a antiga serpente, que se chama diabo e Satanás, o sedutor de todo o mundo, sim, foi atirado para a terra, e, com ele, os seus anjos.”
A liberdade de escolha é um princípio fundamental do governo de Deus, tanto no Céu quanto na Terra. Deus não criou robôs, nem no Céu nem na Terra. Criados à imagem divina, nós, como seres humanos, podemos fazer escolhas morais.
O poder de escolha está estreitamente alinhado com a capacidade de amar. Tirando o poder de escolha, destrói-se a capacidade de amar, pois o amor nunca pode ser forçado ou coagido. O amor é uma expressão de livre-arbítrio. Cada anjo do Céu foi confrontado com a escolha de retribuir o amor de Deus ou de se afastar em egoísmo, arrogância e orgulho. Assim como os anjos celestiais foram confrontados pelo amor com uma escolha eterna, o Apocalipse apresenta a cada um de nós escolhas eternas no conflito final da Terra.
Nunca houve neutralidade no conflito (Lc 11:23), e não haverá na guerra final da Terra. Assim como cada anjo escolheu o lado de Jesus ou o de Lúcifer, a humanidade será levada à escolha final e irrevogável no fim dos tempos. Quem terá nossa lealdade, adoração e obediência? Esse sempre foi o ponto em questão, e ainda será, contudo de forma mais dramática, na crise final da história da Terra.
Diante disso, eis a notícia incrivelmente boa: Apocalipse 12 descreve o triunfo de Cristo no conflito, e tudo o que nós, usando o livre-arbítrio, temos que fazer é escolher estar do lado Dele, o lado vencedor. É maravilhoso poder escolher um lado em uma batalha na qual sabemos, de antemão, qual será o lado vencedor.
O livre-arbítrio é sagrado porque Jesus nos deu esse dom mesmo sabendo que isso O levaria à cruz (2Tm 1:9). Que cuidado devemos ter ao usar essa dádiva santa e cara?
Domingo, 26 de março de 2023. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico.
_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. As três mensagens do Apocalipse. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 512, abr. maio jun. 2023. Adulto, Professor.
2 BÍBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.
Comentários
Postar um comentário
Escreva a sua opinião sobre o tema.