Confie em Deus, não em seus recursos 

 Lições da Bíblia1

Com base na experiência de seu melhor amigo Jônatas, o rei Davi deveria saber que, quando se tem um relacionamento de aliança com Deus, não importa se há poucos soldados ou muitos, Deus pode dar a vitória. Em 1 Samuel 14:1-23, a Bíblia registra a história de como o filho de Saul, Jônatas, e seu escudeiro derrotaram uma guarnição inteira de filisteus com a ajuda de Deus. Apesar dessa experiência e de outras na história do povo de Deus, quando tempos difíceis chegaram ao rei Davi, ele permitiu que Satanás o tentasse a confiar em sua própria força e habilidade. 

2. Leia 1 Crônicas 21:1-14. Por que Davi decidiu numerar Israel ou contar seus soldados? Por que Joabe o aconselhou contra isso? 

1 Crônicas 21:1-14 (ARA)2: “1 Então, Satanás se levantou contra Israel e incitou a Davi a levantar o censo de Israel. Disse Davi a Joabe e aos chefes do povo: Ide, levantai o censo de Israel, desde Berseba até Dã; e trazei-me a apuração para que eu saiba o seu número. 3 Então, disse Joabe: Multiplique o Senhor, teu Deus, a este povo cem vezes mais; porventura, ó rei, meu senhor, não são todos servos de meu senhor? Por que requer isso o meu senhor? Por que trazer, assim, culpa sobre Israel? 4 Porém a palavra do rei prevaleceu contra Joabe; pelo que saiu Joabe e percorreu todo o Israel; então, voltou para Jerusalém. 5 Deu Joabe a Davi o recenseamento do povo; havia em Israel um milhão e cem mil homens que puxavam da espada; e em Judá eram quatrocentos e setenta mil homens que puxavam da espada. 6 Porém os de Levi e Benjamim não foram contados entre eles, porque a ordem do rei foi abominável a Joabe. 7 Tudo isto desagradou a Deus, pelo que feriu a Israel. Então, disse Davi a Deus: Muito pequei em fazer tal coisa; porém, agora, peço-te que perdoes a iniquidade de teu servo, porque procedi mui loucamente. Falou, pois, o Senhor a Gade, o vidente de Davi, dizendo: 10 Vai e dize a Davi: Assim diz o Senhor: Três coisas te ofereço; escolhe uma delas, para que ta faça. 11 Veio, pois, Gade a Davi e lhe disse: Assim diz o Senhor: Escolhe o que queres: 12 ou três anos de fome, ou que por três meses sejas consumido diante dos teus adversários, e a espada de teus inimigos te alcance, ou que por três dias a espada do Senhor, isto é, a peste na terra, e o Anjo do Senhor causem destruição em todos os territórios de Israel; vê, pois, agora, que resposta hei de dar ao que me enviou. 13 Então, disse Davi a Gade: Estou em grande angústia; caia eu, pois, nas mãos do Senhor, porque são muitíssimas as suas misericórdias, mas nas mãos dos homens não caia eu. 14 Então, enviou o Senhor a peste a Israel; e caíram de Israel setenta mil homens.” 

Note que foi ideia de Satanás contar os soldados. Ele tentou Davi a confiar em sua própria força em vez de depender da providência divina em sua defesa. Joabe, o líder do exército, tentou convencer Davi a não numerar Israel porque tinha visto Deus trabalhar em favor do povo, mas o rei exigiu que a contagem avançasse. Suas ações trouxeram calamidade à nação, como o texto revela. 

Ninguém jamais confiou inutilmente em Deus. Sempre que for lutar pelo Senhor, prepare-se, e prepare-se bem. Há uma citação, atribuída a um governante britânico, Oliver Cromwell (1599-1658), que, antes de uma batalha, disse ao seu exército: “Confiem em Deus, meus rapazes, e mantenham sua pólvora seca!”. Em outras palavras, faça tudo o que puder para ter sucesso, mas, no fim, reconheça que só Deus pode lhe dar a vitória. 

Em nosso contexto imediato, é muito tentador confiar no poder do governo ou em nossas contas bancárias, mas, em todas as crises mencionadas na Bíblia, quando as pessoas confiaram em Deus, Ele honrou a confiança delas e as sustentou. 

Devemos usar o tempo presente para acertar as contas com Deus, saldar as dívidas e ser generosos segundo o que nos foi dado. Nas palavras do antigo hino: “Se alguma vez precisamos do Senhor antes, com certeza precisamos Dele agora”. 

Como podemos encontrar o equilíbrio entre fazer o que pudermos, por exemplo, para estar seguros financeiramente e, ao mesmo tempo, confiar no Senhor em tudo? 

Segunda-feira, 13 de março de 2023. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico
_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Administradores fiéis: à espera do Mestre. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 511, jan. fev. mar. 2023. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos