Vencendo a cobiça

 Lições da Bíblia1

Cobiça é uma questão do coração e, como o orgulho e o egoísmo, muitas vezes passa despercebida e é por isso que pode ser tão mortal e enganadora. Já é difícil superar pecados óbvios: mentira, adultério, roubo, idolatria, transgressão do sábado. Contudo, esses são atos externos, sobre os quais temos que pensar antes de cometer. Mas vencer pensamentos errados? Isso é difícil.

6. Leia 1 Coríntios 10:13. Que promessa é dada aqui, e por que é tão importante entendê-la quando se trata de cobiça?

1 Coríntios 10:13 (ARA): “Não vos sobreveio tentação que não fosse humana; mas Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados além das vossas forças; pelo contrário, juntamente com a tentação, vos proverá livramento, de sorte que a possais suportar.”

O poder de Deus pode nos proteger contra esse pecado perigosamente enganoso? Observe três segredos para vencer a cobiça:

1. Tome a decisão de servir a Deus, depender Dele e fazer parte de Sua família. “Escolham hoje a quem vão servir […]. Eu e a minha casa serviremos o Senhor” (Js 24:15).

2. Ore diariamente e inclua Mateus 6:13: “E não nos deixes cair em tentação; mas livra-nos do mal [pois Teu é o Reino, o poder e a glória para sempre. Amém]!” Ao sentir cobiça por algo que você sabe que não deve ter, ore sobre isso, reivindicando promessas da Bíblia para a vitória, como 1 Coríntios 10:13.

3. Seja regular no estudo da Palavra. “Guardo a Tua palavra no meu coração para não pecar contra Ti” (Sl 119:11).

Jesus abordou o problema humano/pecado. Ele foi tentado em todos os pontos em que somos tentados. Para resistir, passava noites inteiras em comunhão orando ao Pai. Jesus não deixou esta Terra sem ter forjado o caminho pelo exemplo e, em seguida, prometido poder para tornar possível que cada pessoa tivesse uma vida de fé e obediência para desenvolver um caráter semelhante ao Dele.

“Busquem o Senhor enquanto Ele pode ser encontrado; invoquem-No enquanto Ele está perto. Que o ímpio abandone o Seu mau caminho, e o homem mau, os seus pensamentos; converta-se ao Senhor, que Se compadecerá dele, e volte-se para o nosso Deus, porque é rico em perdoar” (Is 55:6, 7).

Você já colheu consequências ruins da cobiça em sua vida? Que lições você aprendeu? O que ainda precisa aprender?

Quinta-feira, 01 de março de 2023. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico
_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Administradores fiéis: à espera do Mestre. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 511, jan. fev. mar. 2023. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos