A purificação do santuário

 Lições da Bíblia1

Como já vimos, haverá um juízo antes de Cristo voltar. O anjo anuncia em alta voz: “é chegada a hora em que Ele vai julgar” (Ap 14:7). O livro de Daniel nos informa quando esse juízo começa.

1. Leia Daniel 8:14. Que tempo específico Daniel apresenta para a purificação do santuário?

Daniel 8:14 (ARA)2: “Ele me disse: Até duas mil e trezentas tardes e manhãs; e o santuário será purificado.

Todo judeu entendia claramente o significado da purificação do santuário terrestre. Acontecia no Dia da Expiação, que era o dia do juízo. Embora Daniel entendesse o conceito da purificação do santuário e do juízo, ele ficou confuso sobre esses 2.300 dias.

2. Leia Daniel 8:27 e 9:21, 22. Qual foi a reação de Daniel à visão dos 2.300 dias, e o que Deus lhe respondeu?

Daniel 8:27 (ARA)2: “Eu, Daniel, enfraqueci e estive enfermo alguns dias; então, me levantei e tratei dos negócios do rei. Espantava-me com a visão, e não havia quem a entendesse.”

Daniel 9:21, 22 (ARA)2: “21 Falava eu, digo, falava ainda na oração, quando o homem Gabriel, que eu tinha observado na minha visão ao princípio, veio rapidamente, voando, e me tocou à hora do sacrifício da tarde. 22 Ele queria instruir-me, falou comigo e disse: Daniel, agora, saí para fazer-te entender o sentido.

No fim do capítulo 8 de Daniel, o profeta desfaleceu e disse: “Fiquei espantado com a visão, e não havia quem a entendesse” (Dn 8:27). Ou seja, a visão dos 2.300 dias (o restante da visão já havia sido explicada; ver Dn 8:19-22). O capítulo seguinte, Daniel 9, registra o anjo Gabriel indo explicar a Daniel a profecia dos 2.300 dias. “Daniel, agora eu vim para dar a você inteligência e discernimento” (Dn 9:22).

Gabriel surpreendeu Daniel ao revelar uma resposta muito mais ampla à sua oração do que ele jamais havia imaginado. O anjo conduziu o profeta pelo fluxo do tempo e revelou a verdade sobre o Messias vindouro, apontando as datas exatas do início de Seu ministério e Sua morte cruel, eventos que estavam diretamente ligados à purificação do santuário, mencionada em Daniel 8. Em outras palavras, a morte de Cristo e o juízo estão inseparavelmente ligados.

Por que é significativo que a morte de Jesus, revelada em Daniel 9:24-27, esteja diretamente ligada ao juízo de Daniel 8:14? Que grande verdade é ensinada por meio disso?

Domingo, 30 de abr. de 2023. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico
_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. As três mensagens do Apocalipse. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 512, abr. maio jun. 2023. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos