Cada semente produz uma colheita

 Lições da Bíblia1

Em Apocalipse 14 há duas colheitas. A colheita de “grãos dourados” representa os justos, e a colheita de uvas representa os injustos ou os perdidos. Ambas as colheitas estão totalmente maduras. Todas as sementes semeadas amadureceram.

7. Leia Apocalipse 14:17-20. O que significa a expressão “grande lagar da ira de Deus”? Veja também Apocalipse 14:10; 15:1 e 16:1.

Apocalipse 14:17-20 (ARA)2: “17 Então, saiu do santuário, que se encontra no céu, outro anjo, tendo ele mesmo também uma foice afiada. 18 Saiu ainda do altar outro anjo, aquele que tem autoridade sobre o fogo, e falou em grande voz ao que tinha a foice afiada, dizendo: Toma a tua foice afiada e ajunta os cachos da videira da terra, porquanto as suas uvas estão amadurecidas! 19 Então, o anjo passou a sua foice na terra, e vindimou a videira da terra, e lançou-a no grande lagar da cólera de Deus. 20 E o lagar foi pisado fora da cidade, e correu sangue do lagar até aos freios dos cavalos, numa extensão de mil e seiscentos estádios.”

Apocalipse 14:10 (ARA)2: “também esse beberá do vinho da cólera de Deuspreparado, sem mistura, do cálice da sua ira, e será atormentado com fogo e enxofre, diante dos santos anjos e na presença do Cordeiro.

Apocalipse 15:1 (ARA)2: “Vi no céu outro sinal grande e admirável: sete anjos tendo os sete últimos flagelos, pois com estes se consumou a cólera de Deus.

Apocalipse 16:1 (ARA)2: “Ouvi, vinda do santuário, uma grande voz, dizendo aos sete anjos: Ide e derramai pela terra as sete taças da cólera de Deus.”

“Outro anjo saiu do altar, o anjo que tem autoridade sobre o fogo” (Ap 14:18). Eis o anjo que controla o fogo do juízo final. A colheita está madura. O pecado atingiu seus limites. A rebelião cruzou a linha da misericórdia divina. Por pior que as coisas estejam, vai piorar ainda mais antes de tudo acabar. Um Deus amoroso fez todo o possível por nós, o que incluiu oferecer a Si mesmo na cruz como sacrifício pelo nosso pecado. “Aquele que não conheceu pecado, Deus O fez pecado por nós, para que, Nele, fôssemos feitos justiça de Deus” (2Co 5:21; ver também Gl 3:13).

O que mais Deus poderia ter feito além do sacrifício na cruz? Não há nada mais que a graça possa fazer para redimir os que rejeitaram repetidamente o Espírito Santo.

Aqui está a mensagem profética urgente de Apocalipse 14. Todas as sementes amadureceram e estão prontas para a colheita. O grão está totalmente maduro, e as uvas estão totalmente maduras. O povo de Deus revela Sua imagem de graça, compaixão, misericórdia e amor diante do Universo. Os filhos do mal revelam ganância, luxúria, inveja e ódio. O caráter de Jesus é revelado em um grupo, e o caráter de Satanás, no outro.

O Universo verá no povo de Deus uma revelação da justiça que, talvez, nenhuma geração anterior jamais testemunhou. Em contraste com a justiça de Cristo revelada em Seu povo, será visto todo o resultado da rebelião contra Deus. Perversidade, maldade, pecado e rebeldia serão plenamente exibidos diante dos seres humanos e dos anjos. O contraste entre o bem e o mal, o certo e o errado, a obediência e a desobediência será aparente a todo o Universo.

Você percebe o contraste entre o bem e o mal? Por que isso é importante? (Hb 5:14 [“Mas o alimento sólido é para os adultos, para aqueles que, pela prática, têm as suas faculdades exercitadas para discernir não somente o bem, mas também o mal.”]).

Quinta-feira, 06 de abr. de 2023. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico
_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. As três mensagens do Apocalipse. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 512, abr. maio jun. 2023. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos