Dando glória a Ele

 Lições da Bíblia1

Um estudo do uso da expressão “deem glória a Ele” (Ap 14:7) no AT mostra que ela, curiosamente, muitas vezes (mas nem sempre) aparece no contexto do juízo divino (Js 7:19; 1Sm 6:5; Jr 13:15, 16; Ml 2:2), assim como no caso da mensagem do primeiro anjo (Ap 14:7). Essa ideia também é vista em Apocalipse 19:1, 2: “Aleluia! A salvação, a glória e o poder são do nosso Deus, porque verdadeiros e justos são os Seus juízos”.

4. Leia 1 Coríntios 3:16, 17; 6:19, 20 e 10:31. Como essas passagens nos ajudam a entender um modo pelo qual podemos glorificar a Deus?

1 Coríntios 3:16, 17 (ARA)2: “16 Não sabeis que sois santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós? 17 Se alguém destruir o santuário de Deus, Deus o destruirá; porque o santuário de Deus, que sois vós, é sagrado.

1 Coríntios 6:19, 20 (ARA)2: “19 Acaso, não sabeis que vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que está em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos? 20 Porque fostes comprados por preço. Agora, pois, glorificai a Deus no vosso corpo.”

1 Coríntios 10:31 (ARA)2: “Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus.

De acordo com Paulo, nosso corpo é um santuário, morada do Espírito de Deus, um templo santificado pela presença divina. As Escrituras nos fazem um chamado alto e claro para glorificar a Deus em todos os aspectos da vida. Quando Deus é o centro da nossa existência, nosso único desejo é dar glória a Ele, com nossa alimentação, nosso modo de vestir, nosso entretenimento e nossa interação com os outros. Glorificamos a Deus ao revelar Seu caráter de amor ao mundo por meio de nosso compromisso de fazer Sua vontade. Isso é ainda mais importante à luz do juízo final da Terra.

5. Que apelo fez Paulo em relação às nossas escolhas? Rm 12:1, 2

Rm 12:1, 2 (ARA)2: “1 Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.

A palavra grega do NT para corpo nessa passagem é somata, cuja tradução mais adequada é a totalidade de quem somos – corpo, mente e emoções. A tradução NAA da Bíblia traz a expressão “culto racional”, ou seja, um ato de adoração inteligente. Em outras palavras, quando fazemos um compromisso total de temer a Deus e glorificá-Lo em tudo, dando nossa mente, nosso corpo e nossas emoções a Ele, isso é um ato de adoração inteligente. E, à luz do juízo, priorizar a obediência é uma boa ideia.

Pense no que você faz com seu corpo. Como você pode ter certeza de que está, de fato, glorificando a Deus com ele?

Quarta-feira, 19 de abr. de 2023. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico
_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. As três mensagens do Apocalipse. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 512, abr. maio jun. 2023. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos