O juízo celestial

 Lições da Bíblia1

4. Leia Apocalipse 14:14 e Atos 1:9-11. Que semelhanças encontramos?

Apocalipse 14:14 (ARA)2: “Olhei, e eis uma nuvem branca, e sentado sobre a nuvem um semelhante a filho de homem, tendo na cabeça uma coroa de ouro e na mão uma foice afiada.”

Atos 1:9-11 (ARA)2: “9 Ditas estas palavras, foi Jesus elevado às alturas, à vista deles, e uma nuvem o encobriu dos seus olhos. 10 E, estando eles com os olhos fitos no céu, enquanto Jesus subia, eis que dois varões vestidos de branco se puseram ao lado deles 11 e lhes disseram: Varões galileus, por que estais olhando para as alturas? Esse Jesus que dentre vós foi assunto ao céu virá do modo como o vistes subir.

João afirmou: “Olhei, e eis uma nuvem branca, e sentado sobre a nuvem um semelhante a filho de homem” (Ap 14:14). Quando Jesus subia ao Céu, Lucas registrou em Atos 1:9 que, enquanto os discípulos olhavam, “Jesus foi elevado às alturas, à vista deles, e uma nuvem O encobriu dos seus olhos”. Jesus subiu em uma nuvem de anjos e voltará com uma nuvem de anjos. Os anjos, então, declararam aos discípulos espantados: “Esse Jesus que foi levado do meio de vocês para o Céu virá do modo como vocês O viram subir” (At 1:11). Há uma verdade divina que pode não ser aparente, mas está incorporada nessa passagem. “Esse Jesus”, o “Filho do Homem”, Aquele que caminhou pelas ruas poeirentas de Nazaré, ministrou nas ruas lotadas de Jerusalém, curou os doentes nas aldeias de Israel e pregou nas encostas gramadas da Galileia, em breve virá outra vez!

O Filho do Homem também é mencionado à luz do juízo em Daniel 7.

5. Leia Daniel 7:9, 10, 13, 14. Por que Daniel chamou Jesus de “Filho do Homem” em um contexto tão sério quanto o juízo? Tendo em vista o que já estudamos, por que deve ser reconfortante saber que o “Filho do Homem” tem um papel tão central no juízo?

Daniel 7:9, 10, 13, 14 (ARA)2: “9 Continuei olhando, até que foram postos uns tronos, e o Ancião de Dias se assentou; sua veste era branca como a neve, e os cabelos da cabeça, como a pura lã; o seu trono eram chamas de fogo, e suas rodas eram fogo ardente. 10 Um rio de fogo manava e saía de diante dele; milhares de milhares o serviam, e miríades de miríades estavam diante dele; assentou-se o tribunal, e se abriram os livros. […] 13 Eu estava olhando nas minhas visões da noite, e eis que vinha com as nuvens do céu um como o Filho do Homem, e dirigiu-se ao Ancião de Dias, e o fizeram chegar até ele. 14 Foi-lhe dado domínio, e glória, e o reino, para que os povos, nações e homens de todas as línguas o servissem; o seu domínio é domínio eterno, que não passará, e o seu reino jamais será destruído.

Em Daniel 7:9, 10, o profeta viu a instalação da corte celestial com milhares de milhares e milhões de milhões de seres angelicais, celestiais, reunidos diante do trono. Foi iniciada a sessão do tribunal, e os livros – os registros celestiais da nossa vida – foram abertos diante do Universo. Em Daniel 7:13, 14, o Filho do Homem Se dirigiu ao Ancião de Dias, o Pai, e recebeu Seu reino eterno. O juízo revela diante de todo o Universo que o Pai, Filho e Espírito Santo fizeram todo o possível para salvar a humanidade. Esse juízo defende não só os santos, mas o próprio caráter de Deus contra as falsas acusações de Satanás (ver Jó 1–2; Sl 51:1-4).

Pense no fato de que toda a sua vida será examinada minuciosamente diante de Deus. Quando isso acontecer, qual será sua única esperança? (Ver Rm 8:1).

Terça-feira, 04 de abr. de 2023. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico
_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. As três mensagens do Apocalipse. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 512, abr. maio jun. 2023. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos