O significado da hora do juízo

 Lições da Bíblia1

O Apocalipse se concentra no clímax da antiga controvérsia entre o bem e o mal. Lúcifer, um anjo rebelde, desafiou a justiça, a legitimidade e a sabedoria divina. Alegou que Deus era injusto e parcial na forma como governava o Universo. O juízo final do Apocalipse está no centro desse conflito sobre o caráter de Deus.

1. Apocalipse 14:7 diz: “Temam a Deus e deem glória a Ele, pois é chegada a hora em que Ele vai julgar. E adorem Aquele que fez o céu, a Terra, o mar e as fontes das águas”. Por que, logo após a boa-nova sobre o “evangelho eterno”, a mensagem do primeiro anjo fala sobre o juízo de Deus? O que o “evangelho eterno” tem a ver com o juízo?

Sem o “evangelho eterno” não teríamos esperança no juízo.

O evangelho e o juízo, ambos partes da mensagem do primeiro anjo, estão inseparavelmente entrelaçados. Se não fosse pelo “evangelho eterno”, não teríamos esperança no juízo. O “evangelho eterno” é, de fato, nossa única esperança no juízo. Não há dúvida de que parte do conteúdo do evangelho é a proclamação do juízo.

Durante esse juízo, os mundos não caídos verão que Deus fez tudo o que pôde para salvar cada ser humano. O julgamento revela a justiça e a misericórdia de Deus, diz sobre Seu amor e Sua lei, fala de Sua graça para salvar e Seu poder para libertar.

O juízo é parte da solução divina definitiva para o problema do pecado. No grande conflito entre o bem e o mal no Universo, Deus respondeu às acusações de Satanás com a cruz, ao passo que, no juízo, Ele revelará que fez tudo o que era possível para nos salvar e nos conduzir para a cruz.

Os registros infinitos, minuciosos, exatos e detalhados do Céu serão abertos (ver Dn 7:10). Somos tão preciosos para Deus que todo o Universo faz uma pausa para considerar as escolhas que fizemos à luz dos apelos do Espírito Santo e da redenção tão livremente oferecida por Cristo na cruz do Calvário.

Leia Salmo 51:1-4 especialmente o verso 4. [“1 Compadece-te de mim, ó Deus, segundo a tua benignidade; e, segundo a multidão das tuas misericórdias, apaga as minhas transgressões. 2 Lava-me completamente da minha iniquidade e purifica-me do meu pecado. 3 Pois eu conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim. 4 Pequei contra ti, contra ti somente, e fiz o que é mau perante os teus olhos, de maneira que serás tido por justo no teu falar e puro no teu julgar.”]. Como esses versos ajudam a esclarecer o significado e o propósito do juízo?

Domingo, 23 de abr. de 2023. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico
_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. As três mensagens do Apocalipse. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 512, abr. maio jun. 2023. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos