Os vencedores do Apocalipse

 Lições da Bíblia1

“Aqui está a paciência dos santos: aqui estão os que guardam os mandamentos de Deus e a fé de Jesus” (Ap 14:12, ARC versão 1969). Essa é a representação do povo fiel de Deus nos últimos dias. No entanto, a única maneira de guardarmos os mandamentos de Deus, em qualquer época, é por meio da fé em Jesus. O texto não traz a expressão “fé em Jesus”, embora ela seja extremamente importante, mas a expressão “a fé de Jesus”, o que indica algo mais. Foi a fé que permitiu que Cristo vencesse as mais ferozes tentações de Satanás. A fé é um dom concedido aos crentes. Quando exercemos a fé que o Espírito Santo coloca em nosso coração, ela cresce. Vencemos, não pela nossa força de vontade, mas pelo poder do Cristo vivo que atua em nós. Vencemos não por causa de quem somos, mas por causa de quem Ele é.

Podemos vencer porque Ele venceu. Podemos ser vitoriosos porque Ele foi vitorioso. Podemos triunfar sobre a tentação porque Ele triunfou sobre a tentação.

6. Leia Hebreus 4:14-16 e 7:25. Como podemos vencer e viver temendo a Deus e dando glória a Ele?

Hebreus 4:14-16 (ARA)2: “14 Tendo, pois, a Jesus, o Filho de Deus, como grande sumo sacerdote que penetrou os céus, conservemos firmes a nossa confissão. 15 Porque não temos sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; antes, foi ele tentado em todas as coisas, à nossa semelhança, mas sem pecado. 16 Acheguemo-nos, portanto, confiadamente, junto ao trono da graça, a fim de recebermos misericórdia e acharmos graça para socorro em ocasião oportuna.

Hebreus 7:25 (ARA)2: “Por isso, também pode salvar totalmente os que por ele se chegam a Deusvivendo sempre para interceder por eles.

Jesus venceu as artimanhas do diabo. Enfrentou tentações confiando nas promessas de Deus, entregando Sua vontade à vontade do Pai e dependendo do poder Dele. Confiando Nele também podemos ser vitoriosos. Jesus é nosso tudo em tudo, e as mensagens dos três anjos são sobre Ele. A mensagem do Apocalipse é de vitória, não de derrota. Fala de um povo que vence pela graça de Cristo e pelo poder Dele.

A palavra “vencer” é usada 11 vezes no Apocalipse, de diferentes formas. Na visão das sete igrejas, que representam a igreja cristã do primeiro século até nossa época, houve crentes em todas as gerações que “venceram”. No fim, o “vencedor” herdará todas as coisas (Ap 21:7). Isso não é legalismo. É a vitória por meio de Jesus, cuja vida perfeita de perfeita justiça, e somente essa vida justa, é o que nos garante a vida eterna. É fé em ação. É a graça milagrosa e transformadora que muda vidas.

Há coisas que você deseja vencer? Como transformar seus desejos em ação? Que passos práticos você pode dar para fazer parte dos “vitoriosos” do Apocalipse?

Quinta-feira, 20 de abr. de 2023. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico
_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. As três mensagens do Apocalipse. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 512, abr. maio jun. 2023. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos