Temam a Deus

 Lições da Bíblia1

O objetivo do livro do Apocalipse para nossa geração é preparar um povo para o breve retorno de Jesus e incentivar a união a Ele para dar Sua mensagem final ao mundo. O Apocalipse revela os planos de Deus e desmascara os planos de Satanás. Apresenta o apelo final de Deus, Sua mensagem urgente, eterna e universal a toda a humanidade.

1. Leia o apelo urgente do apóstolo João em Apocalipse 14:7. (Veja também Gn 22:12; Sl 89:7; Pv 2:5; Ec 12:13, 14; Ef 5:21). Que instrução específica ele nos dá?

Apocalipse 14:7 (ARA)2: “dizendo, em grande voz: Temei a Deus e dai-lhe glória, pois é chegada a hora do seu juízo; e adorai aquele que fez o céu, e a terra, e o mar, e as fontes das águas.”

Gn 22:12 (ARA)2: “Então, lhe disse: Não estendas a mão sobre o rapaz e nada lhe faças; pois agora sei que temes a Deusporquanto não me negaste o filho, o teu único filho.”

Sl 89:7 (ARA)2: “Deus é sobremodo tremendo na assembleia dos santos e temível sobre todos os que o rodeiam.”

Pv 2:5 (ARA)2: “então, entenderás o temor do Senhor e acharás o conhecimento de Deus.

Ec 12:13, 14 (ARA)2: “13 De tudo o que se tem ouvido, a suma é: Teme a Deus e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo homem. 14 Porque Deus há de trazer a juízo todas as obras, até as que estão escondidas, quer sejam boas, quer sejam más.

Ef 5:21 (ARA)2: “sujeitando-vos uns aos outros no temor de Cristo.

A palavra grega do NT para o verbo “temer” (Ap 14:7) é phobeo. É usada aqui não no sentido de ter medo de Deus, mas no sentido de reverência, temor e respeito. Ela transmite a ideia de lealdade absoluta ao Criador e total rendição à Sua vontade. É uma atitude mental centrada em Deus e não em si mesmo. É o oposto da atitude de Lúcifer em Isaías 14:13, 14, quando ele disse em seu coração: “Subirei ao Céu, exaltarei o meu trono acima das estrelas e me assentarei no monte da congregação, nas extremidades do Norte. Subirei acima das mais altas nuvens e serei semelhante ao Altíssimo”.

O verdadeiro temor foi visto na atitude de Cristo, que, embora “existindo na forma de Deus […] Ele Se humilhou, tornando-Se obediente até a morte, e morte de cruz” (Fp 2:6, 8).

A essência do grande conflito gira em torno da submissão a Deus. Lúcifer era egocêntrico. Ele se recusava a se submeter a qualquer autoridade. Em vez de se submeter Àquele que estava no trono, Lúcifer desejava o trono. Em termos mais simples, temer a Deus é colocá-Lo em primeiro lugar em nosso pensamento. É renunciar ao nosso egocentrismo e orgulho e viver inteiramente para Ele.

E obviamente isso deve ser importante, pois são as primeiras palavras que saíram da boca do primeiro anjo. Portanto, devemos considerá-las atentamente.

Domingo, 16 de abr. de 2023. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico
_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. As três mensagens do Apocalipse. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 512, abr. maio jun. 2023. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos