Um livro de esperança e de graça

 Lições da Bíblia1

Quando a maioria das pessoas pensa no último livro da Bíblia, não pensa na graça. Quando consideram a mensagem divina para os últimos dias, seus pensamentos se voltam para bestas assustadoras, símbolos místicos e imagens estranhas. O Apocalipse tranquiliza pessoas, mas também assusta, o que é lamentável, porque o livro está cheio de graça e de esperança. Em meio às bestas assustadoras e alertas de perseguição à frente, Deus nos dá razões para nos alegrarmos na Sua salvação.

1. Leia Apocalipse 1:1-3 e 14:6. Por que essas passagens não falam apenas sobre destruição, mas também sobre o “evangelho eterno”?

Apocalipse 1:1-3 (ARA)2: “1 Revelação de Jesus Cristo, que Deus lhe deu para mostrar aos seus servos as coisas que em breve devem acontecer e que ele, enviando por intermédio do seu anjo, notificou ao seu servo João, 2 o qual atestou a palavra de Deus e o testemunho de Jesus Cristo, quanto a tudo o que viu. 3 Bem-aventurados aqueles que leem e aqueles que ouvem as palavras da profecia e guardam as coisas nela escritas, pois o tempo está próximo.

Apocalipse 14:6 (ARA)2: “Vi outro anjo voando pelo meio do céu, tendo um evangelho eterno para pregar aos que se assentam sobre a terra, e a cada nação, e tribo, e língua, e povo,”

O Apocalipse é todo sobre Jesus. É Sua mensagem ao Seu povo e aplica- se em especial à Sua igreja nos últimos dias. É uma mensagem de graça e esperança para o fim dos tempos. No livro, Cristo é descrito como o Cordeiro que foi morto, e uma bênção é prometida aos que leem, entendem e agem segundo as verdades reveladas.

De acordo com Apocalipse 1:5, 6, Jesus é Aquele que “nos ama e, pelo Seu sangue, nos libertou dos nossos pecados, e nos constituiu reino, sacerdotes para o Seu Deus e Pai”. Em Cristo somos perdoados. A graça perdoa nosso passado, dá poder ao nosso presente e oferece esperança para o nosso futuro. Ou seja, em Cristo somos libertos da penalidade e do poder do pecado, e em breve seremos libertos de sua presença. Essa é a mensagem do último livro da Bíblia, o Apocalipse.

O Apocalipse é uma mensagem urgente, cuja proclamação é retratada primeiro como um anjo que voa rapidamente no meio do céu tendo um “evangelho eterno”.

O evangelho? Salvação pela fé em Cristo? Morte expiatória de Cristo por nós? A promessa da vida eterna, não pelo que podemos fazer, mas pelo que Cristo fez por nós? Tudo isso está no início das três mensagens angélicas? Exatamente!

Não é de admirar, então, que sejam mensagens cheias de graça, repletas de esperança e promessas para nós, seres fragilizados e sofridos.

Embora seja fácil focalizar as bestas e advertências dos últimos dias, como equilibrar tudo isso com a mensagem mais importante do Apocalipse: a morte de Cristo em nosso favor?

Domingo, 09 de abr. de 2023. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico
_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. As três mensagens do Apocalipse. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 512, abr. maio jun. 2023. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos